
Mais de metade dos adultos de Ontário recebeu a segunda dose da vacina contra a Covid-19. No entanto, nem tudo são boas notícias, já que investigadores da Universidade McMaster garantem que existem vacinas que podem desencadear uma reação de coagulação sanguínea rara que é, por vezes, fatal.
Existem informações mais positivas do que outras. Comecemos pelas boas. Na quinta-feira, as autoridades de Ontário informaram que mais de 16 milhões de doses da vacina contra a Covid-19 foram administradas até agora. Ou seja, mais de metade dos adultos está totalmente vacinada. Também mais de 78% dos adultos tomaram, pelo menos, uma dose.
Quando se trata da eficácia das vacinas, as autoridades de saúde da província garantem que é extremamente raro uma nova infeção de Covid-19.
No entanto, nem tudo são boas notícias. Se no início as vacinas eram um pedido expresso da população mundial, chega agora a informação de que investigadores da Universidade McMaster garantem que existem vacinas que podem desencadear uma reação de coagulação sanguínea rara que é, por vezes, fatal, para alguns recetores.
As descobertas foram publicadas na revista científica ‘Nature’. Garantem que algumas pessoas formaram anticorpos incomuns depois de receberem uma vacina.
As vacinas da Oxford-AstraZeneca e da Johnson & Johnson, que usam tecnologia de vetor adenoviral, estão associadas a casos raros de coagulação sanguínea.
Os investigadores garantem não saber por que motivo os anticorpos raros se formam em primeiro lugar, e também não sabem por que causam coágulos sanguíneos em lugares incomuns, mas sabem o alvo específico do anticorpo em causa.