
A Elections Canada informou que mais de 800 boletins de voto especiais, lançados durante as eleições federais antecipadas desta primavera, foram guardados por engano no gabinete de um presidente da assembleia de voto em British Columbia (B.C.).
A agência acrescentou que os boletins deveriam ter sido devolvidos à sua sede até 28 de abril, às 6 pm, para que pudessem ser contados.
Segundo uma análise inicial da Elections Canada, o problema foi causado por “erro humano” e “uma falha no cumprimento dos procedimentos escritos”.
Os boletins deixados por engano em Coquitlam-Port Coquitlam correspondiam a mais de 500 votos para o distrito eleitoral de Port Moody-Coquitlam e os restantes eram para vários círculos eleitorais de todo o país, incluindo Halifax, Nepean e Vancouver Centre.
Segundo a agência, todos os partidos políticos registados foram informados de que 822 boletins de voto especiais, emitidos por eleitores de 74 distritos eleitorais de todo o país, foram deixados com o presidente da assembleia de voto de Coquitlam-Port Coquitlam.
A Elections Canada afirmou que uma análise inicial mostrou que os resultados nesses 74 distritos não foram afetados pelos boletins de voto extraviados.