Mais aceitação, até nos Óscares!

Parece que estamos numa onda de aceitação e, como diz a expressão, ‘we should take it and run with it’.

Comecemos pelas vacinas da AstraZeneca, que já subiram no ranking de aceitação, pelo que o indicam os dados, pela população mais jovem, que está confiante – e desejosa – de um horizonte mais risonho, e livre. Tanta aceitação tem agora que a maioria das lideranças políticas canadianas foram imunizadas com a vacina inglesa. O nosso primeiro-ministro, a figura mais ilustre e reconhecida no país, deu o braço, literalmente, para receber uma injeção da vacina da AstraZeneca. E não foi só ele a confiar na vacina que mais tem gerado controvérsia. Foi também Erin O’Toole, líder do Partido Conservador, Doug Ford, o premier da província de Ontário, Christine Elliot, a ministra da saúde da província e os autarcas de Toronto e Brampton respetivamente, John Tory e Patrick Brown. E estão cá todos para contar a história, felizmente.

Mas a controvérsia em torno da vacina da AstraZeneca parece ser agora a mesma que a da Johnson & Johnson, que também já regista coágulos sanguíneos nos Estados Unidos. Por cá, ainda esperamos as primeiras doses da vacina da J&J, que devem chegar algures durante esta semana de final de abril. O Canadá já relatou casos de coágulos sanguíneos por via da vacina da AstraZeneca, mas as lideranças canadianas continuam a insistir que são casos isolados e tratáveis, além de que ter sido aprovada pela Health Canada já constitui uma grande prova de qualidade. Tanto que os próprios quiseram dar o exemplo e descansar a população sobre os potenciais efeitos adversos da vacina, e dizer que os efeitos colaterais são muito improváveis, embora não impossíveis.

Mantendo-nos no tema da aceitação, falamos também dos prémios Óscares deste ano, cuja cerimónia foi no passado dia 25 de abril – e curiosamente, o dia da Liberdade português. São temas que conjugam muito bem. Ora, nos Óscares este ano não ganhou nenhum canadiano, mas tivemos um nomeado, o que já é ótimo. Com o filme ‘Nomadland’, a realizadora Chloé Zhao ganhou não só um Óscar de melhor Realização, como foi a primeira vez que uma pessoa chinesa ganhou o prémio nessa categoria. O mesmo se passou com a atriz Youn Yuh-jung, que foi que a primeira atriz sul-coreana a ganhar o Óscar de Melhor Atriz Secundária. Aceitação e inclusão, numa só semana. Viva!