MAIS 200 NAVIOS POR ANO ESPERADOS EM SINES COM ALARGAMENTO DO CANAL DO PANAMÁ

LusaSines, Setúbal, 20 jul (Lusa) – O alargamento do canal do Panamá, inaugurado há cerca de três semanas, vai criar mais tráfego marítimo em Sines, segundo o presidente da administração portuária, João Franco, que espera um aumento de 200 navios por ano.

“Estimamos cerca de 200 navios a mais por ano”, disse hoje à agência Lusa João Franco, referindo-se aos chamados mega porta-contentores, com capacidade para 9400 TEU (unidade de medida equivalente a 20 pés), mas também aos navios “que fazem o transbordo dessas mercadorias para outros destinos”.

“Sines aqui é central, porque é um ponto de distribuição, é um grande ´hub` internacional e isto vai significar um incremento obviamente [da movimentação] no porto de Sines”, afirmou o responsável da infraestrutura portuária. O porto de Sines recebe pela primeira vez, no dia 26 deste mês, um navio porta-contentores com capacidade para 9400 TEU, integrado numa nova rota da MSC que aproveita o alargamento do canal do Panamá, fundindo duas linhas de transporte marítimo que o armador já disponibilizava.