MAIORIA DOS TORONTIANOS QUER DEMISSÃO DE FORD

Rob Ford durante uma conferência de imprensa . Foto arquivo: CityNews
Rob Ford durante uma conferência de imprensa . Foto arquivo: CityNews
Rob Ford durante uma conferência de imprensa. Foto arquivo: CityNews
Rob Ford durante uma conferência de imprensa. Foto arquivo: CityNews

Apesar dos escândalos, o presidente de Toronto, Rob Ford, tem sempre dito que vai permanecer no cargo e continuar a trabalhar para os contribuintes, a grande maioria dos quais quer que ele abandone o cargo.
Uma nova sondagem (Ipsos Reid) aponta que 76 por cento dos Torontianos acredita que Ford deveria demitir-se de vez e ficar fora da política (41 por cento) ou tirar uma licença para lidar com o seu suposto abuso de substâncias e, em seguida, concorrer na próxima eleição (35 por cento). Apenas um quarto (24 por cento) acredita que Ford deve permanecer no cargo.
Apesar disso, dois terços (65 por cento) acreditam que a província não deve intervir nos assuntos da cidade.
De acordo com a sondagem, a popularidade Ford também sofreu um revés. Atualmente, apenas quatro em cada 10 – ou 40 por cento – aprovam o desempenho de Ford como presidente, abaixo dos 49 por cento em Junho de 2012 e 62 por cento em setembro de 2011.
A sua popularidade é mais alta em Scarborough (49 por cento), Etobicoke (45 por cento) e North York (43 por cento), e menor em York/East York (32 por cento) e na antiga cidade de Toronto/baixa (29 por cento).
Os homens (44 por cento) são mais propensos do que as mulheres (36 por cento) a aprovar Ford, assim como aqueles com mais de 55 anos de idade (43 por cento).
A sua taxa de popularidade é maior entre aqueles sem um diploma do ensino secundário (69 por cento) e menor entre os licenciados (34 por cento) e aqueles com apenas um diploma do ensino secundário (37 por cento).