Maioria dos condutores preocupada com aumentos dos combustíveis

FOTO: UNSPLASH
FOTO: UNSPLASH

A grande maioria dos condutores diz estar preocupada por não conseguir pagar os custos de abastecimento nas bombas de gasolina este verão. Os preços recorde dos combustíveis continuam a disparar e segundo uma pesquisa da Ipsos os canadianos estão a conduzir menos para lidarem com as poupanças.

O preço médio da gasolina normal ultrapassou a marca dos 2 dólares por litro no início do mês de junho. Ao mesmo tempo, 69% dos inquiridos canadianos numa sondagem da Ipsos disseram estar preocupados com a possibilidade de não conseguirem encher o depósito.

Os receios dos cidadãos do Canadá foram ainda mais generalizados entre as várias faixas etárias. Assim, destaque para a preocupação de 80% dos entrevistados com filhos; 77% entre as gerações mais jovens dos 18 aos 34 anos; e 74% dos 35 aos 54 anos.

Cerca de 75% dos canadianos dizem que estão a conduzir menos para poupar nos custos nas bombas de gasolina. Metade dos canadianos inquiridos também disseram que quando encostam nas bombas, não se podem dar ao luxo de encher o depósito.

A Ipsos também sondou os canadianos para saber até que ponto os preços da gasolina vão subir. Três em cada 10 (29%) disseram esperar que a gasolina atinja a marca dos 2,50 dólares por litro, enquanto 15% dos inquiridos esperam que os preços nas bombas cheguem aos 3 dólares por litro.

Mais de um terço dos inquiridos (36%) disseram que estão a considerar comprar um carro elétrico no próximo ano para poupar na gasolina, com quase metade (49%) dos inquiridos dos 18 aos 34 anos a dizer que estão a ponderar uma mudança para um veículo elétrico.

No entanto, 45% dos que ganham por ano mais de 100 mil dólares pensam em comprar um carro elétrico, face a 31% dos que ganham entre 40 mil e 60 mil dólares.