

Mais de metade dos canadianos acham que o governo Trudeau fez mal em estabelecer um acordo de pagamento com o ex-soldado e preso de Guantanamo Bay, Omar Khadr, de acordo com uma sondagem recente.
Uma sondagem da Angus Reid, divulgada na segunda-feira, descobriu que 71 por cento dos canadianos não concordam com o acordo e acreditam que o governo federal deveria ter continuado a lutar contra Khadr no tribunal.
Apenas 29 por cento sentem que o primeiro-ministro Justin Trudeau fez o que é certo ao oferecer uma desculpa formal e aceitar o pagamento de 10,5 milhões de dólares.
Os apoiantes Liberais também estão a mostrar o seu descontentamento. Sessenta e um por cento das pessoas que dizem ter votado Liberal nas últimas eleições, afirmam que foi tomada uma decisão errada a respeito de Khadr.
Na sexta-feira passada, o governo canadiano pediu desculpas a Khadr como parte de um acordo relacionado com a sua ação legal por violações dos seus direitos, durante o seu tempo de prisão pelos americanos em Guantánamo.
Enquanto que 65 por cento dos entrevistados disseram que rejeitam a visão de que o governo não tinha “escolha” senão formalizar um pedido de desculpas e uma compensação financeira a Khadr, um quarto dos canadianos disse que era a favor de um pedido de desculpas, mas contra o acordo monetário.
A sondagem, que entrevistou 1521 canadianos online de 7 a 10 de julho, tem uma margem de erro de +/- 2,5 pontos percentuais.
Fonte: Citynews