MAGNA CARTA DE 800 ANOS DE IDADE VEM PARA O CANADÁ

A Magna Carta de 800 anos de idade será exibida no Canadá a partir de 12 de junho
A Magna Carta de 800 anos de idade será exibida no Canadá a partir de 12 de junho
A Magna Carta de 800 anos de idade será exibida no Canadá a partir de 12 de junho
A Magna Carta com 800 anos será exibida no Canadá a partir de 12 de junho

Um documento histórico considerado como o alicerce da democracia moderna está a vir para o Canadá, graças aos esforços de um casal determinado.
A Magna Carta, emitida pela primeira vez pelo rei João da Inglaterra, em 1215, estabeleceu que todos, até mesmo o rei, estavam sujeitos à regra da lei. Hoje, a Carta histórica está na base dos direitos fundamentais humanos e documentos legais em todo o mundo, incluindo a Carta Canadiana de Direitos e Liberdades.
Em homenagem ao 800º aniversário do documento, os canadianos Suzy e Len Rodness trabalharam por quatro anos para trazê-la para solo canadiano. O casal angariou 2 milhões de dólares, e negociou com vários níveis do governo britânico para garantir a passagem da Carta para o Canadá.
Na sexta-feira, esta vai ter o debute oficial no Museu de História Canadiano em Gatineau, Quebec.
O famoso documento, que abriu o caminho para os direitos de todo o mundo, fará parte de uma exibição interativa, adiantou o casal ao Canadá AM (CTV) na quinta-feira.
A exposição apresenta vozes que descrevem como era a vida na época da sua criação, bem como oportunidades digitais para olhar as páginas do documento e a sua tradução para o latim original, e uma seção sobre questões de direitos civis em todo o mundo.
A Magna Carta vai estar em exibição em Otava até 26 de julho, passando de seguida para Winnipeg (15 de agosto-18 de setembro), Toronto (4 de outubro-7 de novembro), e Edmonton (23-26 de novembro).