Magellan Foundation: Gala arrecada fundos para construção de lar de idosos

Foto por Bosco da Costa

Foi realizado no sábado, 2 de Novembro, o primeiro jantar de gala beneficente da Magellan Foundation. A fundação será o primeiro lar português de cuidados continuados em Toronto. Os idosos serão atendidos em língua portuguesa em um ambiente que trará a gastronomia e a cultura lusitana para o dia-a-dia dos utentes. O evento Brick by Brick arrecadou doações para a finalização da construção da Magellan, que está prevista para ser concluída em Dezembro de 2026.

O Universal Event Space em Vaughn ficou lotado. Várias empresas fizeram questão de participar e doar para a Magellan Foundation. Os presentes também puderam participar de sorteios de colares de luxo e de entradas para jogos da NHL e da NBA.  A Vieira & Associates foi uma das empresas participantes.

Vários políticos e autoridades também estiveram presentes.

O Deputado Federal Luso-canadiano Charles Sousa esteve envolvido com o projeto da Magellan desde o início, quando ainda era ministro da Província de Ontário.

A apresentadora filipino-portuguesa Melissa Grelo foi a mestre de cerimónias. Para ela, a Magellan terá um impacto positivo na comunidade portuguesa no Canadá.

A convidada de honra da noite foi a CEO da Associação de Cuidados Continuados de Ontário, Donna Duncan. Para ela, a construção da Magellan Foundation será um divisor de águas.

Segundo Donna, é comum que idosos imigrantes prefiram comunicar-se na sua primeira língua na velhice. Mesmo que tenham dominado bem uma segunda língua na Juventude, doenças como a demência ou Alzheimer podem dificultar a comunicação na segunda língua.

Manuel da Costa, presidente da Magellan Foundation, comemorou o sucesso do evento.

Para Manuel, a motivação de construir a Magellan está em sua própria história de vida.

O entretenimento da noite ficou por conta da cantora luso-canadiana Tea Valentina e da banda Montreal Rhapsody Orchestra.