Lusa apresenta hoje o Anuário 2025 em Lisboa

Lisboa, 22 jan 2026 (Lusa) — A agência Lusa apresenta hoje, em Lisboa, o seu Anuário 2025, um álbum em português e inglês, com mais de 230 fotos que recorda os grandes acontecimentos do ano.

O livro conta a história de 2025 em 167 páginas, 239 fotografias e uma dúzia de textos, um por cada mês: dos grandes incêndios do Verão em Coimbra, Guarda e Castelo Branco, ao apagão que deixou a Península Ibérica sem luz durante 12 horas, do acidente do elevador da Glória, em Lisboa, às demolições de casas no Bairro de Talude às legislativas que deram de novo a vitória à direita ou ainda as eleições presidenciais e a crise com a imigração.

No resto do mundo, o destaque para a guerra na Faixa de Gaza, em Israel, os tumultos em Moçambique, as manifestações em Angola, vistos pelos repórteres fotográficos da Lusa.

No plano desportivo, é a vitória de Portugal na Liga das Nações que merece realce, a que se juntam fotos que marcaram o ano artístico e uma cronologia, bilingue, dos principais acontecimentos do ano.

O Anuário tem ligações a conteúdos digitais, como a cronologia e o vídeo do ano de 2025, que podem ser lidos e vistos através de QR Codes.

“O anuário reflete o trabalho de equipa de todos os profissionais da Lusa que mostra ao público a excelência do jornalismo de serviço publico que é essência diária da Lusa”, afirmou Joaquim Carreira, presidente do Conselho de Administração da agência Lusa.

Esta é a 13.ª edição do Anuário Lusa e foi feita em colaboração com a editora Zigurate e é uma das primeiras iniciativas para assinalar os 40 anos da agência Lusa, que se cumprem em dezembro de 2026.

Como habitualmente, o Anuário Lusa vai ter um lançamento hoje em Lisboa, no El Corte Inglês, com uma conversa entre os primeiros diretores de informação, Eduardo Oliveira e Silva e Luís Marinho, moderada pela atual diretora, Luísa Meireles.

O editor multimédia da Lusa, Paulo Carriço, falará com os fotógrafos António Cotrim, o mais antigo ao serviço da agência, e Pedro Sarmento Costa, autor da fotografia de capa, de um dos maiores incêndios do Verão de 2025, em Sernancelhe, Viseu.

No Porto, dentro de uma semana, o livro será apresentado pelo historiador Joel Cleto, na Câmara Municipal do Porto.

À semelhança do ano passado, a câmara do Porto vai acolher, durante três semanas, uma exposição alargada fotos.

Uma seleção de algumas fotos vai também estar patente no El Corte Inglês.

O Anuário Lusa vai ser vendido nas livrarias e através do site da editora – https://zigurate.pt/anuario2025

NS // LM

Lusa/Fim