
Brasília, 10 mar 2026 (Lusa) — O Presidente brasileiro cancelou hoje a viagem ao Chile para participar na tomada de posse de José Antonio Kast como novo Presidente chileno, um dia depois do provável candidato da direita Flávio Bolsonaro ter confirmado a sua presença no evento.
Lula da Silva será representado pelo seu ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, indicaram hoje fontes oficiais.
A Presidência brasileira não divulgou os motivos para o cancelamento de última hora, mas a decisão foi confirmada um dia depois do senador Flávio Bolsonaro, considerado o principal rival de Lula da Silva nas eleições de outubro, ter anunciado a sua viagem ao Chile para assistir à tomada de posse.
Apesar das divergências ideológicas, Lula da Silva e José Antonio Kast tiveram uma reunião bilateral no dia 28 de janeiro, na Cidade do Panamá, num encontro à margem do Fórum Económico Internacional da América Latina e das Caraíbas, no qual coincidiram na necessidade de reforçar a cooperação bilateral para combater o crime organizado e promover a estabilidade regional.
O líder brasileiro disse, na altura, que manteria uma relação pragmática com o dirigente chileno e que trabalharia para melhorar as relações entre os dois países.
A Presidência brasileira anunciou no dia 03 de março que Lula iria participar na cerimónia de tomada de posse de Kast e que teria uma nova reunião com o dirigente chileno. Ainda no dia anterior divulgou informações e detalhes de contactos de assessores da Presidência que estariam no Chile.
Essa posição contrastou com a que Lula da Silva tem mantido em relação ao Presidente argentino, também de ultradireita, Javier Milei, com quem tem mantido distância e evitado reuniões bilaterais.
Por seu lado, Flávio Bolsonaro, anunciado pelo seu pai e ex-presidente Jair Bolsonaro como seu sucessor e candidato às eleições presidenciais de outubro, afirmou que, caso vença as eleições, dará prioridade ao reforço de relações com líderes ideologicamente próximos, como Milei e Kast.
Após o anúncio de Flávio Bolsonaro de que também participaria na cerimónia de tomada de posse no Chile, a Presidência brasileira absteve-se de divulgar a agenda de Lula da Silva para hoje, dia em que era esperado que iniciasse a viagem ao país andino.
No entanto, ao início da tarde acabou por divulgá-la e esta não inclui a viagem a Santiago.
O cancelamento da viagem surpreendeu parte da delegação presidencial brasileira, que já se encontrava no Chile a preparar a visita.
MIM // MLL
Lusa/Fim
