
HelsÃnquia, 14 jul 2026 (Lusa) – A empresa sueca Ericsson registou um lucro lÃquido de 4.963 milhões de coroas suecas (cerca de 446 milhões de euros) no primeiro semestre, uma queda de 44% comparativamente a 2025, informou hoje a empresa de telecomunicações.
Entre janeiro e junho, as vendas lÃquidas da empresa sueca caÃram 8% em relação ao mesmo perÃodo do ano anterior, para 102.022 milhões de coroas (cerca de 9.180 milhões de euros), prejudicadas pelo efeito negativo das taxas de câmbio e pela queda nas receitas provenientes de licenças de patentes.
O resultado operacional lÃquido (ebit) no primeiro semestre caiu para 7.362 milhões de coroas (cerca de 662 milhões de euros), uma diminuição de 40% relativamente ao perÃodo homólogo.
Segundo a empresa, o resultado foi afetado negativamente pelos encargos de reestruturação, que só neste semestre atingiram os 4.400 milhões de coroas (cerca de 396 milhões de euros).
O presidente executivo (CEO) da empresa, Börje Ekholm, salientou em comunicado que, nos últimos anos, a Ericsson reforçou o portfólio de produtos para tirar partido da próxima onda de conectividade impulsionada pela Inteligência Artificial (IA).
No entanto, alertou para o aumento do custo dos componentes dos equipamentos de telecomunicações provocado pela crescente implantação desta tecnologia.
“No segundo trimestre, tomámos medidas para atenuar a inflação dos custos dos componentes. À medida que o impacto se intensificar nos próximos trimestres, continuaremos a implementar medidas internas e ajustes de preços para ajudar a compensar esse efeito”, afirmou o CEO.
Â
PYR // MSF
Lusa/Fim



