
Londres, 28 nov 2025 (Lusa) — Os serviços de informação britânicos apontaram hoje dificuldades crescentes da defesa aérea da Rússia para travar ataques ucranianos com drones, apesar dos avanços militares russos desde o início da invasão.
Num comunicado divulgado pelo Ministério da Defesa britânico, Londres destacou a “crescente capacidade” da Ucrânia para lançar operações combinadas com drones e mísseis, atingindo alvos militares em zonas ocupadas.
As autoridades britânicas recordaram um ataque ucraniano, em 05 de novembro, contra uma base russa perto do aeroporto de Donetsk, utilizada para armazenamento, fabrico e lançamento de ‘drones’ contra território ucraniano.
Segundo Londres, um edifício alegadamente usado para guardar ogivas foi destruído, enquanto outros dois sofreram danos significativos e um quarto registou danos no telhado.
O relatório menciona ainda danos nas infraestruturas de lançamento de drones, num depósito de combustível e num armazém de armas, indicando que cerca de 1.000 drones Geran-2 (modelo muito usado pela Rússia) estariam armazenados no local.
De acordo com os serviços de informação britânicos, Moscovo terá começado no verão a construir novas instalações e plataformas de lançamento de drones em redor do aeroporto, para reforçar operações contra alvos ucranianos.
Londres sublinha que estes ataques demonstram as dificuldades russas em proteger infraestruturas militares situadas dentro do alcance dos drones ucranianos, sobretudo perto da linha da frente.
As mesmas fontes acrescentaram que a Ucrânia mantém capacidade para executar ataques aéreos “eficazes e combinados”, mesmo enquanto as forças russas continuam a avançar em várias zonas do leste do país.
RJP //APN
Lusa/Fim
