
O reconhecimento do valor dos trabalhadores e membros do sindicato que durante vários anos se dedicaram à construção do país e à intensificação dos valores sindicais é um dos princípios de atuação da LiUNA.
No dia 1 de maio, a LiUNA Local 183 reconheceu mais dois membros reformados com o ‘Gold Card’ atribuído aos associados que completam 50 anos de sindicato.
A força sindical agradeceu a Paul Stoddart e António Chaves pelo seu trabalho árduo no setor de pesados e pela sua dedicação.
A 1 de maio vários países celebram o Dia do Trabalhador, incluindo Portugal e Brasil. Em alguns países é inclusive feriado nesta data. No Canadá e nos Estados Unidos da América (EUA), o feriado do Dia do Trabalho (‘Labour Day’) é celebrado na primeira segunda-feira de setembro.
Não obstante, a efeméride do Dia Internacional dos Trabalhadores, nome original, surgiu por escolha da Federação Americana do Trabalho em 1886 para celebrar o início de uma greve geral vitoriosa nos EUA que reivindicava uma jornada de 8 horas de trabalho para a classe trabalhadora.
Neste sentido, a LiUNA não deixou a data passar em branco. Brent Booker, Presidente Geral da LiUNA, emitiu uma declaração a assinalar a efeméride.
Booker sublinhou que o Dia do Trabalhador reflete a história, o sacrifício e os trabalhadores em busca de melhores condições de vida.
O líder do sindicato salientou ainda que a data apela à solidariedade e análise introspetiva do que o sindicato está a construir nos EUA e no Canadá através do ‘Laborers Rising’. A proteção dos trabalhadores, nomeadamente no que respeita ao direito à segurança no trabalho, salários justos, benefícios que sustentam a família e reformas dignas, sempre será mote de atuação do sindicato.