LiUNA reconhece contributos dos reformados e indígenas

Os reformados e as comunidades indígenas foram recentemente destaque nas redes sociais da LiUNA. A Local 183 recordou o chamado ‘Retiree Appreciation Day’, realizado em julho. Já a LiUNA Canada! reafirmou que os povos indígenas são os fundadores do país.

A LiUNA continua a recorrer às redes sociais, para dar voz aos trabalhadores, no ativo ou reformados, mas não só.

Recentemente divulgou imagens da Conferência Canadiana da LiUNA de 2022, que marcou um importante passo no reconhecimento do papel das comunidades indígenas.

Recorde-se que no evento, os delegados do sindicato aprovaram por unanimidade uma resolução que estabelece que os povos indígenas são os fundadores do Canadá. Uma medida recomendada pelo vice-presidente internacional e diretor canadiano da LiUNA, Joseph Mancinelli.

“A LiUNA concorda que as nações fundadoras do Canadá são as seguintes: em primeiro lugar, as nações indígenas, as nações britânicas e francesas. Por outro lado, fica também decidido que a LiUNA vai fazer lobby para que esta resolução seja legislada, para que esta realidade seja incorporada para sempre na história”, disse Mancinelli na ocasião.

A LiUNA Local 183 também homenageou recentemente nas redes sociais os seus trabalhadores, com especial enfoque nos reformados, muitos deles luso-canadianos. Para o efeito, recordou o chamado ‘Retiree Appreciation Day’, que decorreu a 7 de julho. No vídeo, divulgou imagens do evento e depoimentos divertidos dos reformados.

“É ótimo poder estar reformado e agradeço à LiUNA Local 183. Ainda dançamos! E podemos cantar uma canção ou duas… Tudo se resume à LiUNA”, disse um dos reformados presentes na homenagem.

Na ocasião, Jack Oliveira, ‘business manager’ da LiUNA Local 183, enalteceu não só o trabalho do executivo, mas de toda a equipa do sindicato.

“Digo frequentemente às pessoas que o trabalho da Local 183 não se mede apenas no trabalho feito pelo executivo, mas sim no trabalho desta equipa grande e fantástica, composta por todos vocês! Desde que continuemos juntos, e a trabalhar e a lutar em conjunto, vamos continuar a vencer juntos e a fazer um trabalho muito melhor pelos nossos reformados”, disse Jack Oliveira.

“Bom dia e sejam bem-vindos, reformados da LiUNA Local 183. São uma fonte constante de inspiração e é definitivamente um prazer estar aqui convosco hoje”, disse, por sua vez, Marcello Di Giovanni, ‘recording secretary’ da unidade sindical.