
A 6 de abril, em Washington, realizou-se a conferência legislativa da North America’s Building Trades Unions (NABTU) e Michael Sabitoni, Secretário-Tesoureiro Geral da LiUNA partilhou o evento nas redes sociais.
A NABTU dedica-se à defesa da estabilidade no emprego e segurança económica dos trabalhadores sindicalizados da construção civil na América do Norte. E foi esta missão sindical que Sabitoni fez questão de sublinhar. A presença da LiUNA foi mais uma vez a afirmação de que os trabalhadores merecem ser ouvidos e são a prioridade na atuação do sindicato.
A LiUNA também tem como missão promover a qualificação dos trabalhadores. Mas treinar e formar não é tarefa fácil, nem igualmente acessível em todas as regiões. As comunidades mais remotas no norte de Ontário, como as Primeiras Nações, manifestam mais dificuldades, mas estão dispostas a provar que a união sindical e as parcerias com várias entidades são o caminho para novas conquistas. Disto é exemplo o Prémio de Competências, Emprego e Treino de Indígenas (ISET) conquistado pela LiUNA Local 607, em Thunder Bay.
O reconhecimento valoriza o treino de mais de 700 trabalhadores indígenas pelo sindicato, em parceria com o Sioux Lookout Area Aboriginal Management Board (SLAAMB), o Kiikenomaga Kikenjigewen Employment and Training Services, o Matawa Training Centre e a Fort William First Nation.
Na missão social do sindicato, a LiUNA Local 183 voltou a afirmar a sua posição com apoio e parceria com instituições imprescindíveis, como o Abilities Centre. O centro ajuda pessoas com todas as capacidades a participarem plenamente na vida recreativa, social e económica, como uma incubadora de inclusão.