
‘Retiree Appreciation Day’ e ‘Family Day’ atraíram milhares ao Downsview Park, em North York
A LiUNA Local 183 esteve em festa no passado fim de semana, não só para homenagear os seus reformados, mas também para celebrar a família.
Os festejos arrancaram logo na sexta-feira, dia 11 de julho, com o ‘Retiree Appreciation Day’, um dia de reencontros e gratidão, em honra dos trabalhadores das primeiras gerações. No sábado e no domingo, 12 e 13 de julho, foi a vez de celebrar o ‘Family Day’ de 2025.
Ambos os eventos decorreram no Downsview Park, em North York, e atraíram milhares de pessoas.
Logo na sexta-feira, durante o ‘Retiree Appreciation Day’, o ‘Business Manager’ Jack Oliveira subiu ao palco, destacando a importância dos membros reformados.
“Há algumas melhorias nos benefícios para todos vocês. E vamos continuar a fazer o melhor que pudermos. Quando começámos há 14 anos, tínhamos 3.500 reformados. Hoje temos 10.500”, disse o líder sindical.
Nesse dia, a programação contou com um almoço especial, várias atividades recreativas e muitos momentos de convívio. No recinto, já se encontravam em exposição os prémios que seriam sorteados ao longo do fim de semana durante o ‘Family Day.’ Este ano, a organização ofereceu 12 viaturas novas em folha.
No sábado, 12 de julho, Glória da Cunha era uma das mais animadas ao som da música mexicana. “Gosto muito de dançar. Tenho um genro mexicano e outro salvadorenho, e muitos amigos espanhóis também. Gosto de dançar qualquer música”, disse a dona de casa ao Correio da Manhã Canadá (CMC).
O Downsview Park parecia realmente um parque de diversões para todos os gostos – só os corajosos conseguiam sair de certas diversões sem ficar tontos! “O segredo para não ficar tonto é só fechar os olhos”, disse Rodrigo ao nosso jornal.
A sensação térmica ultrapassava os 40 graus, mas havia formas de as pessoas se refrescarem. “Está fresquinho, estou a comer um gelado de baunilha. Tudo é bom nesta festa! Para o ano venho, venho todos os anos”, disse Paulo Lima, construtor civil, ao CMC.
Celebrar o Dia da Família é uma forma de valorizar os laços que nos unem e de reconhecer a importância do tempo passado com aqueles que mais amamos. É um momento para reforçar os afetos, promover o convívio intergeracional e celebrar as raízes que sustentam a comunidade. Em tempos acelerados como os que vivemos, parar para celebrar a família é um gesto de amor e resistência.
“Gosto da comida e também de algumas diversões. Já estive aqui algumas vezes. Gosto disto”, revelou Samuel Caramelo, estudante, ao CMC.
“A festa está boa, é uma maravilha. Tudo é bom!”, afirmou, por sua vez, Amílcar Carpeiro, reformado.
“Junto a família toda nesta festa. Vejo amigos que já não via há algum tempo. Gosto disto”, contou Manuel Pereira, também reformado.
Várias figuras políticas também marcaram presença para prestigiar o evento. Entre elas, a presidente da Câmara Municipal de Toronto, Olivia Chow, e a deputada federal Julie Dzerowicz.
“Em Davenport, temos o maior número de membros da Local 183. Estou orgulhosa de vocês. Muito obrigada por tudo o que fazem pelas nossas comunidades”, afirmou a deputada, em declarações ao CMC.
“Os membros da Local 183 ajudam a construir os centros comunitários onde jogamos hóquei e futebol, as casas onde criamos memórias e sonhos, os edifícios onde trabalhamos. Ajudam a construir as nossas cidades e o nosso país. Estou aqui para agradecer a todos e dizer o quanto me orgulho de vocês”, sublinhou.
O deputado federal e secretário de Estado do Trabalho do Governo do Canadá, John Zerucelli, também subiu ao palco para dar as boas-vindas. O político fez questão de partilhar uma nota pessoal durante a sua intervenção.
“A minha mulher, que é portuguesa, lembrou-me de algo muito importante: ‘Não fales muito. Hoje ninguém quer ouvir os políticos.’ Por isso, serei breve”, brincou.
“Quero agradecer por me ter convidado e por todo o trabalho que fazem, dia após dia, a negociar acordos e a pressionar os políticos para garantir que têm trabalho e que são valorizados pelo esforço que fazem”, disse.
Boa música não faltou. Victor Yanqui, cantor, foi um dos artistas que animaram a festa com ritmos latinos. “O nome da minha banda é Orquestra Fantasia e tocamos música tropical – salsa, cúmbia, merengue”, explicou. “Na verdade, as pessoas estão a gostar muito. Sabem dançar, sabem expressar-se com o corpo. São espetaculares!”, elogiou.
E foi ao som dessa música que o premier de Ontário, Doug Ford, aproveitou o momento para tirar fotografias com algumas das centenas de pessoas que estiveram presentes no sábado para celebrar.
Em entrevista ao CMC, Jack Oliveira destacou o espírito de união que marcou o evento. “É um dia fantástico. É o dia que realmente mostra o que é a LiUNA Local 183: uma família. O que está aqui hoje vale mais do que mil fotografias. É uma forma de agradecer aos nossos sócios e às suas famílias pela forma como trabalham e pela dedicação ao sindicato”, afirmou.
“Espero que, para o ano, estejam novamente aqui a desfrutar connosco. Quero deixar um grande obrigado, em nome do executivo, da LiUNA OPDC, dos representantes, dos meus assistentes e de todos os funcionários do Local 183. Muito obrigado e até para o ano!”, concluiu.