LISBOA ESTÁ “COOL”

Muito temos falado nestas páginas sobre o que se diz e o que se pensa de Portugal e, nomeadamente, da capital Lisboa. E o momento é, novamente, apropriado para voltar ao assunto, dado que a estação de televisão CNN acaba de considerar Lisboa a cidade mais “cool” da Europa e aponta sete razões para esta classificação.

A equipa de jornalistas da CNN começou por elogiar a vida noturna da capital portuguesa, como divertida, colorida e, acima de tudo, segura. A noite de Lisboa é considerada aberta, acessível e facilmente se anda com um copo na mão sem constrangimentos nem penalizações. A noite também é desfrutada nas esplanadas e nas ruas sob um clima ameno e convidativo. Entre muitas referências, destaca-se a Pensão do Amor, um típico bar na baixa de cidade e que é apreciado por todas as gerações, sendo mesmo considerado inigualável e o melhor do mundo.

Depois, a CNN falou da cozinha, da boa mesa portuguesa e das maravilhas que se saboreiam. O comentário jornalístico chegou ao ponto de afirmar que Portugal já não é só bacalhau. Está-se perante um País de “chefs” e que sabem inovar. Há uma múltipla variedade de pratos que deliciam qualquer forasteiro. Há de tudo para comer e beber e a verdade é que, geralmente, é muito bom.

A ironia dos portugueses também foi referenciada. Dizem os críticos jornalistas que o humor português é de “fino recorte”. Ainda bem que nos classificam assim, pois nós portugueses nem sempre nos apercebemos do nosso valor e da forma como somos apreciados. As praias e os castelos são outros fatores que contribuem para a grandeza de Portugal. Todos sabemos que a costa portuguesa é riquíssima e que a qualidade das águas é invejável. Este ano existem mais de 600 praias com a classificação de excelência e o clima também ajuda. Quantos aos castelos, estão associados à História Portuguesa, cada vez melhor preservados e iluminados para admiração de todos. São inúmeros os monumentos que enriquecem a lista do património mundial.

A CNN também considerou fabuloso o design português. De toscos e desenrascados passamos a perfeitos e com bom gosto. E, de facto, é visível esta apreciação. Portugal está diferente e para melhor e quem mais identifica estas diferenças são todos aqueles que só lá vão esporadicamente. Associado ao design estão as coleções de arte. Poucos dão por isso, mas o certo é que em Lisboa existem riquíssimas coleções de arte, muitas expostas nos diversos museus espalhados pela cidade e cujo número de visitantes aumenta todos os meses.

Finalmente, a sétima razão que levou os críticos da CNN a considerarem Lisboa a mais “cool” cidade da Europa prende-se com as ruas, onde sobressaem os azulejos e a calçada. Embora os típicos passeios de calçada portuguesa estejam a reduzir por questão de comodidade dos peões, a verdade é que em Lisboa passeamos em cima de autênticas obras de arte. E mais, Lisboa teve a capacidade de exportar para Macau, Timor, Goa, Brasil, cidade de Ceuta e todas as ex-colónias de África essa beleza de passeios de calçada portuguesa que só existe entre nós.

Tudo o que aqui se escreveu foi baseado num trabalho de jornalistas da CNN e que muito influenciam a opinião pública. Registamos com agrado esta forma simpática de avaliação da capital portuguesa e que, ao fim e ao cabo, tem muito a ver com a nossa identidade.

JP