Línguas no Canadá: 118.730 cidadãos falam português em casa, segundo Statcan

FOTO: UNSPLASH
FOTO: UNSPLASH

Mais de 300 mil pessoas no Canadá compreendem a língua portuguesa. Os novos dados do Statistics Canada revelam que o mandarim e o punjabi ganharam força no país. Estamos perante um número recorde de canadianos que dizem que a língua que falam em casa não é o inglês ou o francês: as duas oficiais do país

A imigração está a alimentar um aumento do número de canadianos que falam uma língua que não o inglês ou o francês, mostram os novos dados do censo de 2021 do Statistics Canada.

As línguas oficiais continuam a ser as mais dominantes no Canadá, com 90% a falarem pelo menos uma delas, mas o número de pessoas que falam uma língua que não seja o inglês ou o francês em casa cresceu para 4,6 milhões. Significa que um em cada quatro canadianos fala uma língua diferente das duas línguas oficiais do Canadá.

O mandarim e o punjabi são as línguas não oficiais mais comuns, sendo que mais de um milhão de pessoas falam de forma sistemática uma delas.

Já em termos de línguas europeias, o número de canadianos que falavam italiano, polaco ou grego em casa diminuiu entre 2016 e 2021. O número reduzido está muito ligado ao envelhecimento dos falantes destas línguas.

Já quanto ao português, 118.730 cidadãos recorrem à língua de Camões para falarem em casa. São 62.045 mulheres e 56.685 homens que falam frequentemente a língua nacional.

E atenção que pode cruzar-se com alguém na esquina que perceba o que está a dizer. Ao todo, no Canadá, 336.865 compreendem o português, ou seja, quase uma em cada 10 pessoas.

O português no Canadá é também a língua materna de 240.680 cidadãos.