A ministra dos Assuntos Municipais do Ontário Linda Jeffrey está a deixar a política provincial, abrindo o caminho para uma corrida pela presidência da cidade de Brampton.
Na terça-feira, ela pediu a demissão do gabinete e como membro do Parlamento Provincial (MPP) pela área de Brampton-Springdale.
A ex-vereadora de Brampton foi eleita pela primeira vez para a legislatura do Ontário em 2003. Também teve a seu cargo as pastas ministeriais dos recursos naturais, trabalho e foi ministra responsável pelos idosos.
Jeffrey é a mais recente Liberal a sair desde que a primeira-ministra Kathleem Wynne assumiu o cargo há pouco mais de um ano atrás.
A ministra Laurel Broten saiu em julho passado, seguindo-se ao ex-ministro das Finanças, Dwight Duncan e ao ex-ministro da Energia Chris Bentley.
Wynne tem seis meses para convocar uma eleição parlamentar complementar.
Jeffrey – que serviu no Conselho Municipal de Brampton antes de entrar para a política provincial – tem sido crítica da atual presidente Susan Fennell.
Fennell, que está em dificuldades por causa de um escândalo de despesas, divulgou um comunicado na segunda-feira dizendo que Jeffrey tem um histórico de má gestão financeira a nível provincial.
A eleição municipal será realizada no dia 27 de outubro.