NOVE PRODUÇÕES DISPUTAM ESTATUETA DOURADA PRINCIPAL DA ACADEMIA

'Lincoln' e 'Pi' mostram as garras
‘Lincoln’ e ‘Pi’ mostram as garras

Hollywood volta a ‘mostrar as garras’ em 2013. Depois de premiar um pequeno filme francês a preto e branco no ano passado (‘O Artista’), é quase certo que a Academia vai distinguir uma grande produção, com bons resultados nas bilheteiras.
Os favoritos aos Óscares, anunciados a 10 de janeiro em Beverly Hills deixam antever o cenário: o drama ‘Lincoln’, de Steven Spielberg lidera com 12 nomeações, seguido de ‘A vida de Pi’, de Ang Lee, com 11. A obra que segue o percurso de um dos mais famosos presidentes americanos já rendeu mais de 110 milhões de euros nos EUA, enquanto a fantasia inspirada no livro de Yann Martel superou os 60 milhões.
Mas há mais obras de encher o olho: ‘Os Miseráveis’, está nos 90 milhões de euros e concorre para oito prémios, os mesmos que ‘Django Libertado’, que ultrapassou os 100 milhões de euros.
Os restantes candidatos para o Óscar principal são os já esperados ‘Argo’, ‘00h30: Hora Negra’ e ‘Guia para um Final Feliz’, além das surpresas do austríaco ‘Amor’, Palma de Ouro em Cannes, e ‘Bestas do Sul Selvagem’. Realizado e interpretado por Bem Affleck, ‘Argo’ vai chegar à cerimónia de domingo com 27 prémios conquistados, sendo considerado Filme do Ano pelo American Film Institute, pela Academia Britânica de Cinema, pelos Críticos de Cinema Norte-americanos, pelos Globos de Ouro e pelo Sindicato dos Produtores dos EUA. Está bem posicionado para conquistar o Óscar do Melhor Filme, ficando a incerteza quanto ao realizador, uma vez que Affleck ficou fora dos nomeados.
Na representação, se vencer, o ‘Lincoln’, de Daniel Day-Lewis, chegará ao terceiro Óscar, após ‘O Meu Pé Esquerdo’ e ‘Haverá Sangue’. Porém, enfrenta outro repetente: Denzel Washington (‘Decisão de Risco’), que também bisou: foi melhor secundário em ‘Tempo de Glória’ (1990) e principal em ‘Dia de Treino’(2002).
Ler mais na pág. 24