Limpeza de locais custam aos contribuintes canadianos milhares de milhões

FOTO: LABOUR HISTORY GIRL TWITTER
FOTO: LABOUR HISTORY GIRL TWITTER

O Canadá diz que depois da mina gigante, as quatro limpezas mais caras são a mina de Faro em Yukon, a Port Hope Area Initiative em Ontário, o Porto de Esquimalt em British Columbia e a mina de Keno Hill em Yukon. Até ao momento, foram gastos mais de 2 mil milhões de dólares nos cinco locais, e prevê-se que nos próximos anos os valores vão custar aos contribuintes mais milhares de milhões de dólares.

Com uma estimativa de custo de 4,38 mil milhões de dólares, a limpeza da Mina Gigante, um dos locais mais contaminados do Canadá, é a mais cara da história do país.

O valor, recentemente aprovado pelo Ministério das Finanças, abrange os custos desde 2005 até 2038, quando se prevê que a remediação ativa na antiga mina de ouro de Yellowknife termine.

O Canadá diz que depois da Mina Gigante, as quatro limpezas mais caras são a mina de Faro em Yukon, A Port Hope Area Initiative em Ontário, o Porto de Esquimalt em British Columbia e a mina de Keno Hill emYukon.

Até à data, foram gastos mais de 2 mil milhões de dólares nos cinco locais, e prevê-se que nos próximos anos vão custar aos contribuintes mais milhares de milhões de dólares.

Os números mais recentes do Ministério das Finanças do Canadá indicam que mais de 707 milhões de dólares foram gastos em reabilitação, cuidados e manutenção na Mina de Faro, uma antiga mina de chumbo-zinco a céu aberto. O projeto de reabilitação deverá levar 15 anos a ser concluído e está atualmente estimado em custar mil milhões de dólares. Em 2012, Ottawa comprometeu $1,28 mil milhões de dólares em financiamento durante 10 anos para a limpeza de resíduos históricos de baixo nível radioativo nos municípios de Port Hope e Port Grandby, em Ontário. Até à data, foram gastos mais de 722 milhões de dólares em avaliação e remediação.

Já a limpeza do fundo marinho do Porto de Esquimalt, em Victoria, tem atualmente um orçamento de 162,5 milhões de dólares. Cerca de 214 milhões de dólares já foram gastos em remediação e avaliação.

Estima-se que a limpeza da Mina United Keno Hill, uma propriedade histórica de mineração de prata, chumbo e zinco perto de Yukon’s Keno City, vai custar 125 milhões de dólares.