
A vitória de Mark Carney nas eleições federais gerou rapidamente reações de líderes de todo o mundo. São vários os que se congratulam pelo resultado, sublinhando o apoio aos valores democráticos e à ordem internacional baseada em regras.
“A ligação entre a Europa e o Canadá é forte e está a tornar-se ainda mais forte”, disse a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen.
Já António Costa, presidente do Conselho Europeu, saudou a vitória com “calorosas felicitações”.
“Partilhamos os mesmos valores e o mesmo apego à Carta das Nações Unidas e à ordem internacional baseada em regras”, disse o antigo primeiro-ministro português.
O primeiro-ministro britânico, Keir Starmer, disse que “o Reino Unido e o Canadá são os mais próximos aliados, parceiros e amigos”.
“Congratulo-me com a sua liderança nas questões internacionais”, acrescentou.
Emmanuel Macron, Presidente de França, escreveu que Carney “encarna um Canadá forte face aos grandes desafios do nosso tempo”.
O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, agradeceu o apoio do Canadá à Ucrânia, enquanto o secretário-geral da NATO, Mark Rutte, manifestou a intenção de reforçar a Aliança Atlântica com o Canadá.
De outros pontos do mundo, os elogios multiplicaram-se. O primeiro-ministro australiano, Anthony Albanese, destacou a amizade duradoura entre os dois países; o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, falou na importância dos “valores democráticos partilhados”; e a China, através de um porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros, mostrou abertura para melhorar as relações com o Canadá com base no “respeito mútuo, igualdade e benefício recíproco”.
O ex-Presidente dos Estados Unidos da América (EUA) Joe Biden também felicitou Carney: “Estou confiante de que Mark será um líder forte para os valores e interesses fundamentais que canadianos e americanos partilham.”
No Canadá, Chrystia Freeland, ministra dos Transportes no Governo de Carney, destacou a recuperação do Partido Liberal: “É importante termos um pouco de perspetiva. (…) Penso no mês de dezembro, quando toda a gente dava o Partido Liberal como perdido. As pessoas até falavam se manteríamos o estatuto de partido oficial na próxima eleição. E, por isso, esta noite, quando é claro que vamos formar governo, do meu ponto de vista, é um resultado excecional.”
A LiUNA Canada, organização sindical de trabalhadores da construção, deixou também uma mensagem: “Este é um momento importante na história do Canadá e devemos manter o foco. Devemos trabalhar juntos para investir e proteger os nossos trabalhadores, alimentar a nossa economia, desbloquear os nossos recursos e construir um Canadá mais forte. Devemos permanecer unidos contra os ataques dirigidos à nossa soberania e levantar a nossa voz coletiva pelo Canadá. Os membros da LiUNA estão prontos.”
Até ao fecho desta peça, Donald Trump ainda não tinha comentado o resultado eleitoral, apesar de a sua retórica agressiva ser apontada como um dos principais fatores da mobilização em torno dos liberais.