
Os líderes empresariais e diplomatas mundiais reuniram-se esta sexta-feira, 16 de maio, em Ottawa, com o objetivo de traçar um caminho para ultrapassar a guerra tarifária dos Estados Unidos da América (EUA). A conferência do ‘Business 7’ (B7) na capital do país é um evento parceiro da cimeira do G7, marcada para junho em Alberta.
Entre os oradores, estiveram presentes o embaixador dos EUA no Canadá, Pete Hoekstra, e a antiga governadora da Carolina do Sul, Nikki Haley, rival de Trump na nomeação presidencial republicana.
Haley participou num painel de discussão sobre como os líderes empresariais podem construir confiança num mundo cada vez mais fragmentado. Defendeu que o Canadá e os restantes países não devem desistir de fazer negócios com os EUA. Acrescentou que a atual situação comercial é uma fase, mas vai passar.
Outros assuntos abordados, para além das tarifas americanas e do desenvolvimento de novos laços comerciais, foram o desenvolvimento da inteligência artificial de forma responsável e a proteção do abastecimento de minerais críticos, dois setores em que o Canadá procura reforçar a sua presença.