

(Jason Franson / Sean Kilpatrick / Adrian Wyld / The Canadian Press)
Quatro líderes dos partidos federais iriam enfrentar-se ontem à noite para aquele que era o primeiro debate eleitoral após a convocação da eleição federal.
A economia deveria ser o tema principal, visto que tem dominado os primeiros dias da campanha, mas era também esperado que o debate se concentrasse em temas relacionados com energia, ambiente, democracia, política externa e segurança.
Stephen Harper, o líder do NDP Tom Mulcair, o líder Liberal Justin Trudeau e a líder do partido Verde Elizabeth May “esconderam-se” na quarta-feira para se prepararem para o debate, o qual teria lugar entre as 20:00-22:00 horas (EST).
A revista Maclean, que iria realizar o debate, fez questão de manter o formato em segredo, mas este deveria incluir períodos de perguntas e respostas individuais entre os líderes e o editor político Paul Wells, além de discussão livre e declarações finais.
As perguntas seriam elaboradas pela revista e não seriam distribuídas de antemão. A ordem de fala foi decidida por sorteio, que também foi mantida em sigilo.
Observadores esperavam que Harper, como primeiro-ministro, seria o alvo da maioria dos ataques de debate, mas os conservadores diziam que ele estava pronto.
Muitos olhares concentravam-se em Mulcair, como orador muito elogiado, enquanto que Trudeau era visto como o mais “inexperiente” do grupo – May enfrentou Harper num debate eleitoral em 2008.
Em campanhas passadas, os debates foram acolhidos por um consórcio das principais empresas de radiodifusão, mas a Maclean disse que estas haviam se tornado cada vez mais complexas, com perguntas proveniente de painéis cada vez maiores e de “canadianos comuns” escolhidos a dedo.
“Preferimos a simplicidade.”
Foi pedido aos líderes que mantivessem as suas respostas curtas e limitassem as suas declarações finais a dois minutos ou menos.
Outros debates estão a ser planeados. O The Globe and Mail está a organizar um para 17 de setembro, a Universidade de Munk Debates de Toronto está a planear um intercâmbio de líderes em matéria de política externa e a rede francesa TVA vai receber um (debate) sobre temas gerais em 5 de outubro.
Fonte: Canadian Press