LIDER CHINÊS DE VISITA À EUROPA

presidente chinesAs instituições da União Europeia receberam esta segunda-feira, pela primeira, um presidente da China, visita Bruxelas para encontros com os líderes da UE no final de um pequeno périplo à Europa.
Xi Jinping durante o fim-de-semana esteve na Holanda, França e Alemanha, para ter encontros separados com os presidentes da Comissão Europeia, Durão Barroso, do Conselho, Herman Van Rompuy, e do Parlamento Europeu, Martin Schulz, mas, por vontade expressa do chefe de Estado chinês, não foi estabelecido qualquer contato com os jornalistas, nem marcações de conferência de imprensa.
No domingo inaugurou um pavilhão num jardim zoológico no sul do país que acolhe dois pandas emprestados à Bélgica por Pequim (por um período de 15 anos) e na agenda tem a discussão com os líderes das instituições comunitárias, as relações entre UE e China em diversos domínios, com particular destaque para o comércio.
A visita oficial do chefe de Estado chinês à Bélgica, que termina na terça-feira, ficar marcada por uma série de manifestações que se realizações na capital belga, sobretudo de defensores dos direitos humanos e pró-Tibete.