LIBERAIS LIDERAM INTENÇÕES DE VOTO NO REGRESSO DO PARLAMENTO

Foto: Justin Trudeau/Facebook
Foto: Justin Trudeau/Facebook

Os liberais estão à frente do Partido Conservador nas intenções de voto dos canadianos. A vantagem é de 2%, numa altura marcada pelo regresso do Parlamento e pelo pico de casos de covid-19.

O Partido Liberal lidera as intenções de voto dos canadianos, com uma vantagem de 2% sobre o Partido Conservador. Os resultados constam da mais recente sondagem do Mainstreet Research, feita durante a semana do discurso do trono.

O inquérito entrevistou mais de 1,300 canadianos adultos entre os dias 21 e 24 de setembro, momento marcado pelo regresso da atividade parlamentar e também pelo aumento de casos de covid-19 no Canadá.

Segundo a análise, os liberais contam com o apoio de 37% dos eleitores, seguindo-se o Partido Conservador, com 35%. Logo depois surge o NDP, a arrecadar 15% das intenções de voto. Já o Bloc Québécois e o Green Party registam a mesma percentagem de 5%. 2% dos inquiridos apoiam o People’s Party ou outro partido.

A análise sugere que o Partido Liberal perdeu 4% de apoio dos eleitores, desde o último inquérito, feito entre 11 e 12 de agosto. De notar que o Canadá passou por várias mudanças desde essa altura: o parlamento foi prorrogado, Bill Morneau demitiu-se e Erin O’Toole foi eleito novo líder do Partido Conservador. Além disso, o país tem sido palco de um novo pico de casos de covid-19.