Liberais investem mais de 221 milhões nos lares do Quebec

Foto: Pixabay
Foto: Pixabay

Os lares de idosos do Quebec vão receber um apoio federal de mais de 221 milhões de dólares. O objetivo é evitar a propagação de doenças. O anúncio foi feito ontem pelo ministro federal da Saúde, em Montreal.

O Governo federal anunciou um investimento de mais de 221 milhões de dólares para ajudar os lares de idosos do Quebec a melhorar a prevenção e o controlo de infeções.

O ministro federal da Saúde diz que o apoio resulta de um acordo com o Governo do Quebec. Faz parte dos mil milhões reservados na declaração económica de outono de 2020 do Governo federal para que províncias e territórios melhorem os cuidados continuados prestados à população.

Jean-Yves Duclos não se fez acompanhar por nenhum representante do Governo provincial quando fez o anúncio, na segunda-feira, dia 27 de junho, em Montreal.

O governante disse que o dinheiro é destinado a melhorias na ventilação, à compra de equipamentos de proteção individual e à contratação e formação de mais funcionários para evitar a propagação de doenças.

Os lares de idosos do Quebec foram particularmente atingidos no início da pandemia. Contabilizaram quase 4 mil mortes entre março e junho de 2020, o que representa quase 70% dos óbitos por Covid-19 na província durante a primeira vaga.

Jean-Yves Duclos não fez comentários sobre os apelos de longa data dos governos provinciais, relativamente ao aumento do financiamento federal em matéria de assistência médica. A ideia seria cobrir 35% dos custos da saúde, valor acima dos atuais 22%.