LIBERAIS DO ONTÁRIO PROMETEM REMOVER PARTE DE HST DAS FATURAS DE ELETRICIDADE DA PROVÍNCIA

Elizabeth Dowdeswell lê o discurso do trono à legislatura do Ontário, em Toronto - 12 de setembro, 2016
Elizabeth Dowdeswell lê o discurso do trono à legislatura do Ontário, em Toronto - 12 de setembro, 2016
Elizabeth Dowdeswell lê o discurso do trono à legislatura do Ontário, em Toronto - 12 de setembro, 2016
Elizabeth Dowdeswell lê o discurso do trono à legislatura do Ontário, em Toronto – 12 de setembro, 2016

Os consumidores do Ontário vão ter algum alívio dos preços da eletricidade, em forte subida nos últimos tempos, ao abrigo de uma iniciativa do governo Liberal para remover a parte da província do imposto de vendas harmonizado (HST) das faturas de eletricidade, que a oposição apelida de solução provisória.
Os Liberais anunciaram o plano no discurso do trono de segunda-feira que sinalizou a abertura da sessão de outono da legislatura, dizendo que a fatia de oito por cento do HST do Ontário seria tirada das faturas de eletricidade a partir de janeiro, e prometendo alívio adicional para os contribuintes rurais.
A redução do HST, que iria custar aos contribuintes mil milhões de dólares por ano, estima-se, deverá traduzir-se numa poupança de cerca de 130 dólares por ano para o agregado familiar típico do Ontário, com o governo a prever poupanças adicionais de cerca de 540 dólares por ano para clientes de eletricidade rurais.
Há nove meses atrás, o Ontário eliminou o Benefício de Energia Limpa, o que proporcionou uma redução de 10 por cento em todas as partes das faturas de eletricidade, incluindo o HST. Esse programa também poupou aos contribuintes mais de 130 dólares por ano, e também teve um custo anual de cerca de mil milhões de dólares.
A Federação dos contribuintes canadianos disse que a primeira-ministra Kathleen Wynne estava basicamente a tentar subornar os Ontarianos com o seu próprio dinheiro, e definiu a decisão de “cínica”.
Outras iniciativas no discurso incluíram um plano para criar um número adicional de 100.000 espaços de cuidados infantis licenciados para crianças com quatro anos de idade (e abaixo) ao longo de cinco anos, começando em 2017.
O discurso do trono foi desencadeado pela decisão surpresa de Wynne na semana passada de interromper os trabalhos parlamentares (sem dissolução do parlamento), dizendo que o governo queria redefinir as suas prioridades a meio do seu mandato – com a próxima eleição a menos de dois anos de distância.
Wynne, que não estava disponível para os meios de comunicação na segunda-feira, tinha indicado que o governo iria usar o discurso do trono para oferecer alguma forma de mitigar os custos de eletricidade para os consumidores.
O auditor geral Bonnie Lysyk disse que a porção de eletricidade das faturas para residências e pequenas empresas aumentou 70 por cento entre 2006 e 2014.
O NDP e os Tories repetiram as suas exigências na segunda-feira para que os Liberais parem de vender mais ações na Hydro One – a maior concessionária de transmissão de energia elétrica do Ontário – avisando que novas privatizações vão pressionar ainda mais as tarifas de eletricidade em ritmo de subida.
Os Liberais argumentam que as tarifas aumentaram, porque o Ontário parou a queima de carvão para gerar eletricidade e porque eles investiram em melhorias da rede de transmissão após anos de negligência. Eles ressaltam que é o Conselho de Energia que define as tarifas, e não a Hydro One.
O discurso do trono também repetiu o plano dos Liberais para introduzir um sistema de comércio de emissões em janeiro, que o governo prevê irá adicionar cerca de 5 dólares por mês nas faturas de aquecimento doméstico e cerca de quatro cêntimos ao preço do litro da gasolina.
Fonte: Canadian Press