LIBERAIS DO ONTÁRIO AGORA DIZEM QUE VÃO PROIBIR TODAS AS ANGARIAÇÕES DE FUNDOS DE MPP

Os Liberais do Ontário agora dizem que querem proibir todos os membros do parlamento provincial (MPP) de eventos de angariação de fundos, depois de suportar meses de críticas sobre os apelidados eventos de angariação de fundos em troca de acesso.

Os Liberais deram o que os partidos de oposição chamam de “notícia inesperada”, numa altura em que uma comissão está a considerar emendas a um projeto de lei de reforma do financiamento eleitoral.
O governo introduziu a legislação no meio de alegações de que eles estavam a vender o acesso a ministros em jantares e receções caras, mas eles negaram que os participantes nessas cerimónias tenham influenciado as decisões do governo.

Tão recentemente quanto na semana passada, os Liberais tinham dito que não estavam inclinados para a proibição de angariações de fundos – em troca de acesso – através de legislação, dizendo que esta poderia proibir todos os MPP de angariar fundos e que isso seria demasiado restritivo.

Mas isso agora é exatamente o que os Liberais estão a propor, como exposto num comunicado do Procurador-Geral Yasir Naqvi.
O Conservador Randy Hillier classificou a declaração de um golpe “desprezível” que faz uma “troça total” do processo.

Fonte: Canadian Press