
O governo Liberal está a adiar o anúncio do destino de dois projetos de oleodutos/gasodutos, dizendo apenas que a decisão virá “em breve”.
Ontem, sexta-feira, era o prazo final para o governo decidir se quer avançar com a proposta da Enbridge de substituição do oleoduto/gasoduto da Linha 3 e do oleoduto/gasoduto Northern Gateway.
A ministra do Meio Ambiente, Catherine McKenna, que falava num evento organizado pelo Toronto Board Region of Trade, disse que não estava pronta para fazer um anúncio.
Ela não diria se a decisão foi tomada ou quando ela seria tornada pública.
A linha 3 irá substituir uma conduta (com várias décadas) que vai desde Hardisty, Alta, até ao Superior, Wisc., e duplicar a sua capacidade. A Enbridge descreveu que é um projeto essencial de segurança e manutenção.
A Junta Nacional de Energia recomendou a aprovação da Linha 3 em abril, sujeita a 89 condições.
A aprovação do projeto da Linha 3, estimado em 7,5 mil milhões de dólares, permitiria que as exportações aumentassem de 390 mil para 760 mil barris por dia, visto que a Enbridge tem vindo a operar o oleoduto/gasoduto da década de 1960 a uma capacidade reduzida.
Também tem o potencial para ser expandida para 915.000 barris por dia com mais permissão e estações de bombeamento.
Enquanto que a indústria de energia vê com bons olhos a Linha 3, ambientalistas têm criticado o projeto para o aumento das emissões que esta permitiria.
Fonte: Canadian Press