
O mais recente leilão de Otava de ondas de rádio sem fio do Canadá angariou 755 milhões de dólares para os cofres do governo, a maioria dos quais vieram da Telus, noticiou a CBC News.
A Indústria do Canadá revelou na terça-feira os vencedores de 318 blocos de espectro sem fio em 61 regiões em todo o Canadá.
O espectro wireless disponível para venda era o da banda 2500 MHz, que deve ajudar a melhorar a transmissão de telemóvel em ambientes urbanos densos. Otava também disse que esta é ideal para a prestação do serviço de banda larga nas zonas rurais – um objetivo declarado do governo atual.
A Telus gastou 478 milhões de dólares para expandir a sua dotação total de espectro em 37 por cento, indicou a Industry Canada. A empresa ficou com novas ondas do espectro em cada província e território.
O segundo maior licitante foi a Videotron, que gastou 186 milhões de dólares. A empresa tem vindo a ponderar um serviço wireless nacional, e os novos blocos de espectro poderão, teoricamente, ajudar nesse objetivo com os seus blocos recém-obtidos localizados na Columbia Britânica, Alberta, Ontário e na sua sede do Quebec.
Outros operadores regionais também conseguiram espectro, incluindo a Xplornet, o maior provedor de serviços de Internet do Canadá em áreas rurais, que expandiu a sua presença em 62 por cento, em nove províncias. Entre outros pequenos compradores, incluem-se a TBay Tel, Eastlink e MTS, os quais compraram mais espectro nos mercados em que já operam.
A Wind Mobile não comprou qualquer novo espectro.
A Rogers e Bell, por sua vez, escolheram pequenos pedaços espalhados por todo o país, gastando 24 e 29 milhões de dólares, respetivamente.