
A Câmara dos Comuns aprovou esta madrugada a Bill C-4 por unanimidade. Trata-se de legislação relativa a novos apoios aos trabalhadores impactados pela pandemia. O governo liberal sobrevive assim ao seu primeiro voto de confiança na era da pandemia.
O governo minoritário de Justin Trudeau obteve na madrugada desta quarta-feira, dia 30, a confiança da Câmara dos Comuns. O parlamento aprovou, por unanimidade, a Bill C-4, lei que prevê novos subsídios para trabalhadores afetados pela pandemia da covid-19.
Mesmo os maiores opositores de Trudeau – o Partido Conservador e o Bloc Quebecois – apoiaram a proposta de legislação, que passou com 306 votos a favor e nenhum contra. Trata-se do primeiro voto de confiança do governo minoritário na era da pandemia.
A nova lei visa substituir o subsídio semanal de 500 dólares criado no início da pandemia, também conhecido como Canada Emergency Response Benefit. O CERB terminou no último fim de semana de setembro, depois de ter ajudado quase 9 milhões de canadianos em tempos de incerteza profissional.
Em vez do CERB, os trabalhadores impactados pela pandemia passam a beneficiar de um subsídio de desemprego alargado. Os que não forem elegíveis ao Employment Insurance (EI) são abrangidos pelo novo Canada RecoveryBenefit. A lei também prevê baixas médicas e apoios para cuidadores informais.