Legislativas 2022: Saiba como votar para os deputados à AR

Foto: Sapo Tek
Foto: Sapo Tek

Encontra-se a decorrer o processo de votação dos deputados à Assembleia da República para os eleitores de nacionalidade portuguesa residentes no estrangeiro, no caso, no Canadá. Fique a saber como votar nas legislativas de 30 de janeiro.

Domingo, 30 de janeiro, são conhecidos os resultados das legislativas em Portugal. A escolha dos deputados à Assembleia da República conta também com a participação dos emigrantes portugueses. Em 2019, votaram mais de 50 mil, para um universo de cerca de 500 mil recenseados.

Pode votar por correspondência ou presencialmente no seu posto consular. Caso vote por correspondência, todos os eleitores recenseados recebem o boletim de voto em sua casa. No boletim, cada cidadão assinala com uma cruz a opção de voto, dobra o boletim de voto em quatro e coloca-o dentro do envelope de cor verde (sem quaisquer indicações ou documentos) e fecha-o.

Introduz o envelope de cor verde no envelope de cor branca, juntamente com uma cópia do cartão de cidadão ou do bilhete de identidade e, depois de fechado, deve enviá-lo pelo correio. O envelope de resposta, com franquia pelas autoridades portuguesas, deverá ser remetido pelo correio até ao dia 29 de janeiro de 2022. Somente serão considerados os boletins recebidos em Portugal até ao dia 9 de fevereiro. O seu boletim de voto não necessita de selo.

Se optar por votar presencialmente no posto consular pode fazer entre 29 e 30 de janeiro. Sublinha-se que os eleitores no estrangeiro votarão presencialmente se tiverem exercido, até ao passado dia 5 de dezembro, o direito de opção pelo voto presencial. No Canadá, a votação é estritamente via postal para os eleitores residentes no país.