Leger: canadianos estão preocupados com habitação

FOTO: UNSPLASH
FOTO: UNSPLASH

Segundo uma nova sondagem da Leger e da Associação de Estudos Canadianos, os canadianos estão preocupados com a habitação. Tudo isto acontece numa altura em que o Governo federal aumenta as metas de imigração.

Uma nova sondagem conduzida pela Leger e pela Associação de Estudos Canadianos sugere que a grande maioria dos canadianos está preocupada com a forma como o plano do Governo federal de aumentar drasticamente os níveis de imigração nos próximos anos vai afetar a habitação e os serviços governamentais.

Os resultados chegam cerca de duas semanas depois do Governo do Canadá ter revelado planos para admitir 500 mil imigrantes por ano a partir de 2025 para fazer face a uma falta de mão-de-obra em todo o país.

Segundo a pesquisa, 75% dos inquiridos concordaram que estavam muito ou algo preocupados que o plano resultasse numa procura excessiva de habitação, bem como de serviços de saúde e sociais.

Ainda 49% dos inquiridos dizem que o número de imigrantes a ser admitido é demasiado contra os 31% que sentiam que era o número certo. Cinco por cento disseram que não era suficiente, enquanto os restantes não tinham opinião.

A sondagem também encontrou muitos inquiridos hesitantes quanto à utilização da cláusula que permite aos legisladores anularem partes da Carta dos Direitos e Liberdades Canadianas durante cinco anos.

48% dos inquiridos concordaram com a afirmação de que era uma má ideia o Governo do Canadá ou as províncias protegerem algumas das suas leis da Carta, enquanto 19% disseram que era uma boa ideia. Os restantes 33 por cento não tinham opinião.