Laurie Anderson apresenta performance “X2” em estreia nacional no Rivoli

Porto, 12 nov 2025 (Lusa) — A artista norte-americana Laurie Anderson apresenta hoje no Teatro Rivoli, no Porto, em estreia nacional, a performance “X2”, uma viagem multimédia que une música e imagem dessincronizadas ao longo de duas horas.

Em conferência de imprensa hoje de manhã no Rivoli, a artista, compositora e cineasta norte-americana revelou que vai apresentar em Portugal um espetáculo de cerca de duas horas, onde vai haver espaço para o improviso de música e onde as imagens que vão passar em simultâneo não vão estar sincronizadas.

“Tenho muita sorte por estar a trabalhar com este grupo de músicos”, assumiu Laurie Anderson, referindo-se à banda Sex Mob. A artista revelou que durante a performance vão tocar uma versão de “Hard Rain”, inicialmente escrita por Bob Dylan para o álbum “The Freewheelin’” (1963).

Durante a conferência de imprensa, Laurie Anderson falou da dificuldade de viver com as constantes mudanças que o Presidente dos Estados Unidos da América, Donald Trump, provoca, ironizando que a mudança acontece de “15 em 15 minutos”, e abordou a necessidade de mudar a forma de fazer ativismo nos dias de hoje com destaque para o democrata Zohran Mamdani, recentemente eleito ‘mayor’ de Nova Iorque.

“Em Nova Iorque estamos a celebrar Mamdani, que tem uma atitude diferente”, contou, assumindo que está a ser “muito difícil participar no debate nos Estados Unidos” e que “ha´ muita raiva”.

Questionada pelos jornalistas sobre como fazer um ativismo de forma diferente, Laurie Andersen admitiu que não basta “apontar o dedo”: “Fazer coisas diferentes como Mamdani fez, juntando energias de várias pessoas”.

Laurie Anderson falou ainda dos benefícios da Inteligência Artificial, mas avisa que é preciso saber usá-la: “Adoro a Inteligência Artificial e não devemos dizer para não a usar. […] A tecnologia não é má, é fantástica e já está a ajudar-nos muito”, referiu, reconhecendo que também vai fazer desaparecer postos de trabalho e lembrando uma amiga que trabalhava na BBC e ficou sem emprego porque no contrato dizia que a voz podia ser duplicada.

O espetáculo “X2” faz a sua estreia nacional hoje às 21:30 no Rivoli, com repetição na quinta-feira.

CCM // TDI

Lusa/Fim