‘Labour Day’: Vários eventos preenchem fim de semana prolongado

Foto: LiUNA

Para as celebrações do ‘Labour Day’, na próxima segunda-feira, Toronto torna-se o palco de inúmeros eventos neste que é o último fim de semana oficial do verão. Saiba qual a programação para aproveitar ao máximo o feriado.

O desfile do Dia do Trabalhador é um evento anual realizado na cidade de Toronto. O primeiro desfile teve lugar em dezembro de 1872 e foi organizado pela então Toronto Trades and Labour Assembly. Atualmente, a marcha dos trabalhadores é promovida pelo Toronto and York District Labour Council, juntando mais de 20 mil trabalhadores.

Este ano, sob o tema ‘Year of the Union. Worker Power, Lifting Communities’, o desfile visa “mostrar o papel vital que os sindicatos desempenham na melhoria dos locais de trabalho, dos bairros e das vidas” dos seus membros.

Com partida marcada às 9h30 em ponto do dia 4 de setembro, a ‘Labour Day Parade’ vai percorrer o coração de Toronto, começando na Queen e University Avenue.

A LiUNA Local 183, com forte presença portuguesa, é um dos sindicatos que participam no desfile. “Os participantes terão à sua disposição uma quantidade limitada de t-shirts e pulseiras para entrar na CNE depois do desfile. Estas serão distribuídas por ordem de chegada”, adianta a LiUNA Local 183. Outras unidades sindicais da LiUNA, incluindo a LiUNA Local 506, a LiUNA Local 837 e a LiUNA OPDC também devem participar na marcha.

O Carpenters Regional Council é outra organização sindical que promete estar em peso no desfile, contando com as presenças das suas unidades locais, entre as quais, a Carpenters’ Local 27, a Carpenters’ Local 675 e a Carpenters’ Local 1030. Além de participar na ‘Labour Day Parade’, o organismo promove um almoço dedicado aos trabalhadores.

“Todos os que pretendem participar no desfile devem estar [na esquina da University Ave e da Queen St West] às 8h30, uma vez que o desfile terá início às 9h30 em ponto. Os participantes também terão entrada gratuita na CNE”, refere a Carpenters Union Local 27.

O almoço, que se realiza no mesmo dia, tem como ponto de encontro o Paramount EventSpace e decorre entre as 11h e as 14h.

É ainda esperada a participação de outros sindicatos na marcha, incluindo a Canadian Construction Workers Union (CCWU) e a Local 30. Outro dos eventos mais populares do fim de semana do Dia do Trabalhador em Toronto é o espetáculo aéreo na Canadian National Exhibition (CNE). Os ‘snowbirds’ das Forças Armadas Canadianas regressam este ano como a principal atração, mas o ‘2023 Air Show’ também contará com os ‘Blue Angels’ da Marinha dos Estados Unidos da América (EUA), entre outros aviões do exército.

O ‘Air Show’ em Toronto decorre diariamente de sábado, 2 de setembro, a segunda, 4 de setembro. Assista ao espetáculo aéreo na zona ribeirinha da CNE, com início às 12h e fim às 15h, mas é preciso que tenha bilhete para a CNE para ter acesso à esta área.