Kieran Moore preocupado com viroses que chegam a Ontário

FOTO: CityCynthia TWITTER
FOTO: CityCynthia TWITTER

Com a província de Ontário a enfrentar ameaças virais, como a gripe ou até mesmo Covid-19, o diretor de saúde pública da província recomendou esta segunda-feira aos cidadãos que voltem a usar as máscaras. Kieran Moore diz que alguns hospitais pediátricos receberam uma avalanche de doentes nas últimas semanas.

Os cidadãos de Ontário devem voltar a usar a máscara em todos os ambientes públicos interiores, aconselhou o diretor de saúde pública da província.

Kieran Moore revela que alguns hospitais pediátricos de Ontário estão a verificar um aumento de doentes nas últimas semanas.

Neste momento, a província não emitiu um mandato sobre a utilização de máscaras, embora alguns funcionários dos serviços de saúde tenham aconselhado novamente o uso.

Kieran Moore disse que o Governo luta com “três grandes ameaças virais”: Covid-19, gripe e o Vírus sincicial respiratório. Este último pode provocar doença respiratória em pessoas de todas as idades, mas, geralmente, as crianças até aos 2 anos são infetadas por este vírus, podendo ocorrer reinfeção em qualquer idade.

“As três estão a circular de forma ativa por Ontário, em todas as nossas comunidades e pelo hemisfério ocidental, contribuindo para as pressões sobre o nosso sistema de saúde pediátrico. À medida que o risco para os cidadãos aumenta, temos de utilizar todas as camadas de proteção que temos”, disse Moore.

Questionado por que não estava a introduzir um mandato de máscara, Moore explicou que, no passado, a exigência não funcionou em contextos sociais e que o anúncio foi feito num esforço para que os cidadãos “voltassem aos princípios básicos” da prevenção de infeções.