

O ministério de Justin Trudeau inclui compromissos inovadores, deputados “rookie” com grandes pastas e políticos veteranos que estão a voltar ao centro das atenções nacionais.
O deputado federal de Toronto Bill Morneau, um ex-executivo, é o novo ministro das Finanças do Canadá. O deputado federal de longa data e ex-líder Liberal Stephane Dion assume o portefólio de alto perfil dos negócios estrangeiros, enquanto que a recém-chegada Jody Wilson-Raybould fez história como a primeira ministra da justiça aborígene do país.
Outros membros do ministério governamental de Trudeau incluem o Ministro de Segurança Pública Ralph Goodale, o ministro da Defesa Nacional Harjit Singh Sajjan, o ministro dos Transportes Marc Garneau, a ministra da Saúde Jane Philpott e a ministra do Meio Ambiente e Mudança Climática Catherine McKenna.
Os 30 ministros recém-nomeados vão regressar ao trabalho no dia 3 de dezembro, quando o Parlamento retomar as suas atividades. Trudeau vai apresentar o seu discurso do trono no dia seguinte, em 4 de dezembro.
Dominic LeBlanc, Government House Leader, disse aos jornalistas que a “prioridade” do governo quando regressar ao Parlamento será “a redução da taxa de imposto para os canadianos de classe média” e “aumento da taxa de imposto sobre aqueles que ganham mais de $200.000”.
Numa decisão rara, Trudeau também está a assumir as pastas da juventude e assuntos intergovernamentais.
Trudeau e os seus ministros foram empossados numa cerimónia no interior do Rideau Hall, que incluiu uma atuação de jovens cantores Inuit.
A cerimónia contou com a presença de personalidades como o ex-primeiro-ministro Jean Chretien, dois ex-governadores Geral, o Chefe nacional da Assembleia das Primeiras Nações Perry Bellegarde e o Comissário da RCMP Bob Paulson.
Ao mesmo tempo que os ministros eram empossados, um após o outro, houve aplausos na sala e gritos no exterior do Rideau Hall, onde uma multidão estimada de 3.500 pessoas se aglomerou para assistir à cerimónia em grandes ecrãs de TV.
Feitos os juramentos de tomada de posse, ficou claro que Trudeau cumpriu com a sua promessa de nomear um ministério equilibrado em termos de género. Este inclui Chrystia Freeland, a ex-jornalista e autora que será responsável pelo comércio internacional, Carolyn Bennett como ministra para os assuntos indígenas e do norte, e a deputada federal nascida no Afeganistão Maryam Monsef, que assume a pasta de instituições democráticas.
Trudeau também disse aos repórteres que os cortes de impostos para a classe média – a espinha dorsal da sua plataforma fiscal – estarão entre as primeiras prioridades quando o Parlamento retomar as atividades regulares. Ele também disse que a nomeação de um ministério foi um primeiro passo para trabalhar na sua promessa de trazer 25.000 refugiados sírios até ao final do ano.
Em comunicado publicado no site oficial do primeiro-ministro, Trudeau também reafirmou as suas promessas de trabalhar com os povos indígenas do Canadá, combater as alterações climáticas e cumprir a “obrigação sagrada” do país para com os veteranos militares.
O ministério inclui:
Ministro das Finanças – Bill Morneau
Ministro de Segurança Pública e Preparação para Emergências – Ralph Goodale
Ministro da Justiça e Procurador-Geral do Canadá – Jody Wilson-Raybould
Ministro da Defesa Nacional – Harjit Singh Sajjan
Ministro dos Transportes – Marc Garneau
Ministro da Saúde – Jane Philpott
Ministro do Ambiente e Mudança Climática – Catherine McKenna
Ministro de Assuntos de Veteranos e Ministro (Associado) da Defesa Nacional – Kent Hehr
Ministro do Comércio Internacional – Chrystia Freeland
Ministro da Agricultura – Lawrence MacAulay
Ministro dos Negócios Estrangeiros – Stéphane Dion
Ministro da Imigração, Refugiados e Cidadania – John McCallum
Ministro de Assuntos Indígenas e do Norte – Carolyn Bennett
Presidente do Conselho do Tesouro – Scott Brison
Líder do Governo na Câmara dos Comuns – Dominic LeBlanc
Ministro da Inovação, Ciência e Desenvolvimento Económico – Navdeep Singh Bain
Ministro dos Serviços Públicos e Contratos – Judy M. Foote
Ministro de famílias, crianças e Desenvolvimento Social – Jean-Yves Duclo
Ministro do Desenvolvimento Internacional e Francofonia – Marie-Claude Bibeau
Ministro dos Recursos Naturais – James Gordon Carr
Ministro do Património Canadiano – Mélanie Jo
Ministro da Receita Nacional – Diane Lebouthillier
Ministro do Emprego, do Trabalho e Desenvolvimento da Força de Trabalho – MaryAnn Mihychuk
Ministro das Infraestruturas e Comunidades – Amarjeet Sohi
Ministro das instituições democráticas – Maryam Monsef
Ministro do Desporto e Pessoas com Deficiência – Carla Qualtrough
O ministro das Pescas, Oceanos e da Guarda Costeira Canadiana – Hunter Tootoo
Ministro da Ciência – Kirsty Duncan
Ministro da Condição da Mulher – Patricia A. Hajdu
Ministro das Pequenas Empresas e do Turismo – Bardish Chagger
Fonte: CTV News