Justiça no Canadá: Trudeau nomeia Mary Moreau para o Supremo Tribunal

Foto: Scott Neufeld/CBC
Foto: Scott Neufeld/CBC

Justin Trudeau já escolheu um novo juiz – ou melhor dizendo, juíza – para o Supremo Tribunal do Canadá. O primeiro-ministro quer que Mary Moreau substitua Russell Brown, que anunciou a sua reforma em junho. A nomeação vai ser agora analisada por uma comissão especial.

Justin Trudeau nomeou Mary Moreau para o Supremo Tribunal do Canadá.

Mary Moreau é presidente do Tribunal de Justiça de Alberta desde 2017. Uma biografia oficial refere que presidiu a julgamentos franceses e bilingues na província, onde é juíza desde 1994.

Este verão, o gabinete do primeiro-ministro disse que o órgão consultivo independente encarregado de encontrar um novo juiz para o Supremo Tribunal iria considerar candidatos que fossem “funcionalmente bilingues”.

Moreau, cuja nomeação será objeto de uma audição por uma comissão especial a 2 de novembro, foi também membro do comité consultivo nacional para a ética judicial.

O lugar no Supremo Tribunal está vazio desde que Russell Brown anunciou a sua reforma em junho, pondo fim a uma investigação do Conselho Judicial Canadiano sobre uma alegada má conduta.

O Conselho Judicial examinou as alegações de um evento ocorrido em janeiro no Arizona, onde Brown foi acusado de estar embriagado e de assediar um grupo de pessoas. Brown nega as alegações.