
A República Federativa do Brasil premiou Julie Dzerowicz, deputada federal por Davenport, com a Ordem de Rio Branco no cargo de Grande Oficial.
Esta condecoração é uma das mais importantes distinções oficiais do Brasil. Tem como objetivo reconhecer os serviços e méritos excepcionais. A ordem tem o nome do Barão de Rio Branco, patrono da diplomacia brasileira e da sua figura histórica tão importante. A distinção é concedida a um número limitado de pessoas após a aprovação por um conselho ministerial, presidido pelo Chefe de Estado.
A comenda é um sinal do reconhecimento brasileiro pelas contribuições da deputada federal Julie Dzerowicz no fortalecimento das relações bilaterais entre o Canadá e o Brasil, especialmente como Presidente do Grupo de Amizade Canadá-Brasil no parlamento canadiano e como um defensora ativa da comunidade brasileira no país.
A cerimónia foi realizada na residência do Embaixador do Brasil em Ottawa, na última segunda-feira.
O embaixador do Brasil no Canadá, Denis Fontes de Souza Pinto entregou a condecoração e lembrou que a relação entre dois países é muito mais do que comercial. “Empenho-me muito nas áreas de ciência e tecnologia, cooperação entre universidades”, explicou o diplomata.
O grau de Grande Oficial da Ordem do Rio Branco é geralmente atribuído a senadores e deputados federais, ministros do supremo tribunal federal e demais membros dos tribunais superiores, entre outros.
A deputada federal mostrou-se honrada com a condecoração, “isto significa que comunidade brasileira tem uma voz forte a nível nacional e que fortalecemos os laços entre o Brasil e o Canadá”. Julie Dzerowicz salientou que é a voz da comunidade brasileira no parlamento em diferentes questões, entre elas a imigração e o comércio.