
A corrida eleitoral já começou em Davenport. No mesmo dia em que foram convocadas as eleições federais, a 23 de março, Julie Dzerowicz – deputada federal que representa o bairro com a maior concentração de residentes de língua portuguesa em Toronto – lançou oficialmente a sua candidatura à reeleição.
Foi uma tarde de encontros entre amigos e apoiantes. A política do Partido Liberal disse ao Correio da Manhã Canadá (CMC) que espera ser deputada num futuro governo liderado por Mark Carney.
“Estou tão entusiasmada por termos um líder, e agora um primeiro-ministro, do calibre de Mark Carney, que nos vai guiar rumo às próximas eleições pelo Partido Liberal do Canadá. Ele é o homem certo para este tempo”, considera a política.
Julie Dzerowicz foi eleita pela primeira vez como deputada federal por Davenport em 2015, tornando-se a primeira mulher a representar o distrito eleitoral na Câmara dos Comuns. Fez parte de vários comités parlamentares, incluindo o Comité Especial sobre a Pandemia da Covid-19 e o Comité Permanente de Finanças. É também presidente da Associação Parlamentar Canadiana da NATO.
“Terei sempre Davenport no centro de tudo o que faço. Represento a maior população portuguesa e estarei sempre aqui para servir a comunidade luso-canadiana. É uma grande prioridade para mim”, garantiu a política.
A deputada referiu que, ao longo dos anos de governação liberal, foi possível garantir um volume significativo de investimento para a comunidade, com destaque para “apoios históricos” dirigidos a seniores e jovens, bem como para o financiamento de transporte público e habitação. Sublinhou, no entanto, que ainda há muito a fazer.
“Precisamos de fazer bem mais para garantir que implementamos o plano de regularização do acesso à cidadania para seis mil trabalhadores da construção civil e vamos começar esse trabalho de imediato.”
A ex-vereadora e ex-vice-presidente da Câmara Municipal de Toronto, Ana Bailão, não só esteve presente no escritório de campanha, localizado no n.º 998 da Bloor Street West, para apoiar Julie Dzerowicz, como também comentou a possibilidade de Mark Carney vir a ser primeiro-ministro do Canadá.
“Ter Carney como líder do Partido Liberal mudou completamente esta eleição. Há umas semanas, era praticamente garantido que seria o Partido Conservador a formar governo e, neste momento, temos uma corrida renhida que ninguém conseguirá prever”, disse a luso-canadiana ao CMC.
“Ter uma pessoa com a experiência e o conhecimento do Carney está a ser reconhecido como algo realmente importante”, acrescentou, reconhecendo a situação “vulnerável” que o Canadá atravessa, devido às tensões com os Estados Unidos da América (EUA).
Sandra Sousa, do NDP, também se candidata ao círculo de Davenport, mas até ao momento não há informações públicas sobre outros nomes que venham a concorrer às próximas eleições federais contra Julie Dzerowicz.