Jovens e Trudeau: PM do Canadá deixa mensagem aos jovens: “temos de agir”

FOTO: JUSTIN TRUDEAU/X
FOTO: JUSTIN TRUDEAU/X

Justin Trudeau encerrou o retiro com os ministros do país, com uma mensagem aos jovens. O primeiro-ministro canadiano abordou assuntos como a habitação e as alterações climáticas, em Charlottetown, em Prince Edward Island.

O primeiro-ministro Justin Trudeau encerrou uma reunião de vários dias dos ministros com uma mensagem aos jovens.

Da acessibilidade da habitação às alterações climáticas, Trudeau tentou chegar diretamente ao grupo demográfico que o ajudou a vencer as eleições anteriores.

“Aos jovens canadianos, quero dizer uma coisa: tiveram dois anos cruciais, dramaticamente interrompidos pela Covid-19, e depois foram atingidos pela inflação global e pelo aumento das taxas de juro. Estes acontecimentos perturbaram a vossa educação, os vossos primeiros empregos, os vossos primeiros anos de construção de uma carreira e de uma rede de contactos”, afirmou o primeiro-ministro.

Justin Trudeau sublinhou o que o Governo tem feito para tentar resolver estas dificuldades até à data, desde a oferta de formas de poupar para comprar uma casa até à eliminação dos juros sobre os empréstimos a estudantes.

“Temos o dever de agir, para que possam beneficiar plenamente da promessa do Canadá. Para que possam ter êxito e aceder a todas as oportunidades que as gerações anteriores tiveram. Para que possam ter uma economia saudável em comunidades fortes durante muito tempo no futuro. Enquanto equipa, esta é uma das nossas principais prioridades”, afirmou o líder canadiano.

Questionado sobre as notícias de que o Governo federal está a considerar a possibilidade de limitar os vistos de estudantes internacionais, o primeiro-ministro Justin Trudeau afirmou que os canadianos devem ter “muito cuidado” para não culpar qualquer grupo individual, como os estudantes internacionais, pela crise da habitação. Trudeau disse que o Governo vai trabalhar em conjunto com as províncias e com a indústria privada para conseguir construir mais casas.