JOVENS CANADIANOS FUMAM MENOS CIGARROS ELETRÓNICOS

Foto: Vaping360/Flickr
Foto: Vaping360/Flickr

Os jovens canadianos estão a fumar menos cigarros eletrónicos. O consumo desceu durante a pandemia, como conclui um novo estudo.

Um novo inquérito descobriu que os jovens canadianos estão a recorrer menos ao vaping, expressão que designa o ato de inalar o vapor produzido pelo cigarro eletrónico.

A descida de consumo coincidiu com a pandemia, como revela o estudo da Lung Association of Nova Scotia e da Smoke-Free Nova Scotia, financiado pela Heart & Stroke.

Segundo a análise, antes da pandemia os inquiridos recorriam aos cigarros eletrónicos seis dias por semana. Sempre que pegavam no dispositivo, inalavam o fumo cerca de 30 vezes.

Agora, além de fumarem menos um dia por semana, também inalam o fumo apenas 19 vezes em cada sessão.

O estudo descobriu ainda que British Columbia e Ontario são as províncias onde o vaping diminuiu mais. Os investigadores acham que o fenómeno poderá estar relacionado com os avisos das autoridades, que têm alertado para um risco maior de complicações decorrentes da covid-19 entre os fumadores.

O estudo inquiriu mais de 1,800 jovens dos 16 aos 24 anos e concluiu também que a maioria começou a fumar cigarros eletrónicos aos 15.