

Morley Safer, o lendário repórter nascido em Toronto, que cobriu histórias marcantes como a construção do Muro de Berlim e a Guerra do Vietname, faleceu aos 84 anos de idade, de acordo com a CBS News.
Safer, que chegou a trabalhar na CBC News, recentemente aposentou-se da CBS, devido a problemas de saúde.
A carreira de Safer durou mais de 50 anos e ele relatou a partir de praticamente todos os continentes.
Ele era um dos jornalistas mais conhecidos nos Estados Unidos, e era famoso pelas suas décadas no show 60 Minutes da CBS.
Nascido em Toronto, em 1931, Safer começou a sua carreira jornalística como repórter para a The Sentinel Review em Woodstock, Ontário, e mais tarde juntou-se ao The London Free Press nas proximidades de London, Ontário.
Ele acabaria por mudar-se para Oxford, Inglaterra, numa bolsa da Commonwealth Press Union e trabalhou para o Mail and Times do Reino Unido. Ele então passou a trabalhar para a Reuters em 1955, em Londres, antes de regressar à sua cidade natal de Toronto para trabalhar para a CBC News. Ele regressou à Europa para trabalhar como correspondente estrangeiro da CBC, onde permaneceu até 1960.
Mais tarde, ele juntou-se à CBS como correspondente, cobrindo algumas das maiores histórias de noticias na Europa e em todo o mundo.
Ele ganhou uma reputação de integridade jornalística, e conquistou muitos prémios ao longo da sua carreira. Ele vencou 12 Emmy Awards, três George Foster Peabody Awards e dois (prémios) Alfred I. Dupont-Columbia University Awards. Ele também arrecadou um Lifetime Achievement Emmy e foi nomeado Chevalier dans l’Ordre des Arts et des Lettres pelo governo francês.
Fonte: CBC News
