Jorge Jesus vai treinar Cristiano Ronaldo e Otávio no Al Nassr

Riade, 14 jul 2025 (Lusa) – O treinador português Jorge Jesus vai assumir o comando do Al Nassr, no qual alinham os internacionais lusos Cristiano Ronaldo e Otávio, tendo assinado por uma temporada, anunciou hoje o clube da Liga saudita de futebol.

“Jorge Jesus é o treinador da equipa principal do Al Nassr e assinou um contrato de uma temporada”, informou o emblema de Riade, numa nota publicada nas redes sociais.

Jesus, de 70 anos, sucede no cargo ao italiano Stefano Pioli, que deixou o Al Nassr no final da última época, a qual a equipa terminou na terceira posição, a 13 pontos do campeão Al Ittihad e a cinco do Al Hilal, precisamente a anterior formação do técnico português, falhando a presença na próxima edição da Liga dos Campeões asiáticos.

No plantel dos sauditas, o técnico vai encontrar os internacionais portugueses Cristiano Ronaldo, que recentemente renovou contrato, até 2027, e Otávio. O avançado é o capitão de equipa, na qual joga desde janeiro de 2023, enquanto o médio foi contratado ao FC Porto poucos meses depois.

Depois de ter orientado o Al Hilal em 2018/19, ‘JJ’ regressou ao clube em 2023 para cumprir duas épocas, sendo que, na primeira, venceu a Liga saudita, a Taça da Arábia Saudita e a Supertaça saudita, mas caiu nas meias-finais da ‘Champions’ asiática, tal como sucedeu em 2024/25.

De resto, foi essa eliminação da principal prova continental asiática, perante os também sauditas do Al Ahli, que ditou a saída do técnico, no início de maio, concluindo uma segunda temporada em que ergueu somente a Supertaça da Arábia Saudita.

Nos quase 40 anos de carreira como treinador, que se iniciou em 1989/90, no Amora, este será o 16.º clube que irá orientar, numa lista em que se destacam os ‘grandes’ lisboetas Benfica, em duas passagens (2009-2015 e 2020-2021), e Sporting (2015-2018), ou os brasileiros do Flamengo.

De resto, em nove épocas e meia nos ‘encarnados’, conquistou 10 troféus, todos na primeira passagem, com três títulos de campeão, uma Taça de Portugal, uma Supertaça e cinco Taças da Liga, enquanto pelos ‘leões’ venceu uma Supertaça e uma Taça da Liga.

No Brasil, em cerca de ano e meio ao comando do Flamengo, entre 2019 e 2020, venceu um campeonato brasileiro, uma Supertaça do Brasil, um campeonato estadual carioca, uma Taça Libertadores e uma Supertaça sul-americana, além de ter atingido a final do Mundial de clubes de 2019, perdida pelo ‘mengão’ frente ao Liverpool, no prolongamento (1-0).

O currículo do técnico inclui ainda passagens pelos bancos de Felgueiras, União da Madeira, Estrela da Amadora, Vitória de Setúbal, Vitória de Guimarães, Moreirense, União de Leiria, Belenenses, Sporting de Braga e Fenerbahçe.

MO/RTF // VR

Lusa/Fim