JOHN HORGAN DIZ QUE ACORDO NÃO VAI AFETAR PROJETO

Foto jornal: BC NDP/Flickr

O premier de British Columbia diz que o acordo com os chefes hereditários de Wet’suwet’en não vai afetar o projeto de 6,6 mil milhões do Coastal GasLink. John Horgan reforça que a construção do gasoduto está “integralmente licenciada” e em “plena fase de execução”.

O esboço do acordo foi firmado durante o último fim-de-semana, pelos líderes indígenas e os governos federal e provincial. As partes combinaram “atribuir direitos e deveres à comunidade Wet’suwet’en”, através de um “processo expeditivo”. Apesar disso, os protestos que têm estado no centro da polémica não constam da resolução.

Durante uma intervenção parlamentar, John Horgan acrescentou que o projeto vai trazer benefícios para a província quando estiver terminado e que, enquanto isso, a construção está a dar emprego a centenas de cidadãos, indígenas e não indígenas.

Já o ministro responsável pelas relações indígenas disse que no que toca ao gasoduto, neste momento, as partes concordam em discordar. Scott Fraser realça que é preciso trabalhar nos direitos e deveres indígenas e na estrutura de governo dos Wet’suwet’en.

De recordar que a onda de protestos contra o projeto começou no início de fevereiro, causando impactos severos nas linhas ferroviárias. Em causa, um gasoduto que atravessa territórios indígenas em British Columbia.