Jogos Olímpicos: Comitiva canadiana composta por 370 atletas

FOTO: TEAM CANADA TWITTER
FOTO: TEAM CANADA TWITTER

Os atletas canadianos começam a competir em eventos de qualificação em arco e flecha e remo nas Olimpíadas de Tóquio na sexta-feira, que culmina com uma cerimónia de abertura que vai ser muito diferente das habituais por causa das restrições impostas à Covid-19 pelas autoridades japonesas.

O dia da cerimónia acontece depois da seleção canadiana de softball ter dois dias mistos nas rodadas de abertura da competição, vencendo o primeiro jogo contra o México, apenas para perder por 1 a 0 para os Estados Unidos na quinta-feira. No futebol feminino, destaca-se o empate a 1 bola com a seleção do Japão.

Stephanie Barrett, de Mississauga, representou esta quinta-feira o Canadá na rodada de classificação individual feminina de tiro ao arco.

À meia-noite, o nativo de Toronto Crispin Duenas compete na rodada de classificação individual masculina, fazendo a quarta aparição olímpica.

Seguimos para o remo, onde Trevor Jones, de Lakefield competiu na quarta bateria do single sculls masculino, na Baía de Tóquio. Carling Zeeman competiu na quinta bateria de single sculls femininos.

Gabrielle Smith, de Toronto, e Jessica Sevick, de Victoria, competem nos escalões duplos femininos na segunda bateria. A dupla é a primeira equipa de sculls do Canadá numa Olimpíada desde os Jogos de 1996, em Atlanta.

Segue-se a cerimónia de abertura que está marcada para às 7 horas da  manhã,  do horário canadiano, de sexta-feira, no Estádio Olímpico de Tóquio.  A maioria da equipa olímpica do Canadá não comparece à cerimónia de abertura dos Jogos.

O Comité Olímpico Canadiano divulgou um comunicado na quinta-feira, dizendo que um pequeno contingente de 30 a 40 atletas do Canadá vai para o Estádio Olímpico na sexta-feira.

Os atletas não têm permissão para entrar na vila até cinco dias antes da competição, fazendo com que menos atletas do Canadá estejam presentes.

Muitos deles vão estar atrás dos porta-estandartes Miranda Ayim da equipa de basquetebol feminino e do co-capitão da equipa de rugby de sete masculino Nathan Hirayama.

A seleção canadiana é composta por 370 atletas, sendo a maior do país desde 1984.

A ministra do Emprego, Desenvolvimento da Força de Trabalho e Inclusão de Deficientes, Carla Qualtrough, representa o Canadá na cerimónia de abertura dos Jogos.