Jogos Olímpicos: Canadá na final olímpica com Suécia, na sexta-feira, dia 6

FOTO: TEAM CANADA
FOTO: TEAM CANADA

O Canadá não ganhou nenhuma medalha nas Olimpíadas de Tóquio na noite de domingo ou na manhã de segunda-feira, mas tem garantida(o) a prata ou o ouro no futebol feminino, no final desta semana.

O Canadá enfrentou a equipa dos EUA nas semifinais do evento de futebol feminino. Embora os EUA mantivessem a pressão, a canadiana Jessie Fleming marcou um golo na marcação de um penálti no segundo tempo e as americanas não mais conseguiram igualar as contas. Assim sendo, o Canadá venceu por 1 a 0.

O Canadá avança para a disputa pela medalha de ouro na sexta-feira, contra o vencedor da outra partida da meia-final, a Suécia.

Esta é uma grande vitória do Canadá, que foi derrotado pelos EUA nas Olimpíadas de Londres em 2012, numa partida notável graças ao hat-trick de Christine Sinclair, mas também por alguns erros de arbitragem.

Nas restantes modalidades, destaque para o vólei de praia, onde Melissa Humana-Paredes e Sarah Pavan de Kitchener, permanecem intactas nas Olimpíadas de Tóquio depois de vencerem a partida dos oitavos-de-final na segunda-feira.

A dupla canadiana derrotou as espanholas Liliana Fernandez Steiner e Elsa Baquerizo McMillan por 2 a 0, vencendo as adversárias por 21-13, 21-13.

Humana-Paredes e Pavan, as campeãs mundiais em título, venceram as quatro partidas do grupo por 2-0.

A outra dupla do Canadá, Heather Bansley de e Brandie Wilkerson também ainda estão na disputa. O Canadá é o único país com duas equipas restantes no torneio.

As duas irmãs de Toronto classificaram-se para as semifinais dos 1.500 metros, no atletismo.

Gabriela Debues-Stafford venceu na sua categoria em quatro minutos e 3,70 segundos à frente da britânica Laura Muir e classificou-se para a primeira semifinal de quarta-feira. A sua irmã mais nova, Lucia Stafford, terminou em sétimo lugar com um melhor tempo pessoal de 4: 03,52 e avançou para a segunda meia-final.

Natalia Hawthorn ficou em 10º na categoria e foi eliminada.

Andreanne Langlois e Michelle Russell qualificaram-se para as semifinais individuais de caiaque de 200 metros. Langlois venceu nos quartos-de-final em 41.728 segundos. Russell avançou por pouco, derrotando Emily Lewis da Grã-Bretanha por cinco milésimos de segundo.

A equipa masculina de Roland Varga e Connor Fitzpatrick avançou para a semifinal dupla de canoas de 1.000 metros.

Mas Simon McTavish foi eliminado dos 1.000 caiaques individuais. A equipa de Alanna Bray-Lougheed e Madeline Schmidt não conseguiu progredir na dupla de caiaque de 500 metros.

A seleção feminina canadiana está fora do torneio olímpico de basquetebol, depois da Austrália ter derrotado Porto Rico por 96 a 69 na manhã de segunda-feira. Isso deu às australianas um diferencial de pontos maior do que as canadianas, empurrando-as para fora dos quartos-de-final.