JOGOS OLÍMPICOS 2022: CANADÁ FORA DO BOICOTE DOS JOGOS DE INVERNO EM PEQUIM

Foto: Reuters

Mais de uma centena de organizaçõesinternacionais apelam ao boicote dos Jogos Olímpicos de Inverno de 2022 em Pequim. Em causa estão alegadas violações de direitos humanos na China. O Canadá não vai aderir ao boicote. Diz que não é uma medida eficaz.

O Canadá não vai boicotar os Jogos Olímpicos de Inverno de 2022 em Pequim, apesar dos apelos de dezenas de organizações políticas e de direitos humanos. Uma coligação de 180 grupos defende o boicote, devido à política de desrespeito pelos direitos humanos do governo chinês. Pequim tem enfrentado duras críticas, sobretudo dos países ocidentais, devido à forma como lida com os movimentos independentistas em Hong Kong e com as minorias étnicas no país.

A competição começa daqui a um ano, a 4 de fevereiro de 2022, com os Jogos Olímpicos. Já os Jogos Paralímpicos arrancam um mês depois. O diretor do Comité Olímpico Canadiano, David Shoemaker, reitera a importância da participação do Canadá e a ineficácia do boicote. À semelhança da sua homóloga paraolímpica, Karen O’Neill.

De recordar que em 1980, o Canadá aderiu a um boicote contra os Jogos Olímpicos de Verão em Moscovo. O protesto liderado pelos Estados Unidos condenava a invasão do Afeganistão pela União Soviética. No final de contas, os soviéticos permaneceram no Afeganistão durante mais oito anos e ainda lideraram um boicote de vingança aos Jogos de Verão de 1984 em Los Angeles.